sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Salvador: Lixo e esgoto despejados no mar deixam praias impróprias para banho

26/02/2016 15:32 
Lixo e esgoto despejados no mar, em Salvador deixam várias praias impróprias para o banho. Em Itacaranha, região do subúrbio, por exemplo, a água do mar tranquilo esconde uma lama escura e com odor forte. No local, os peixes estão desaparecendo e no lugar da vida marinha, há muito lixo. "As pessoas vinham de fora, curtir, passar o fim de semana aqui e hoje só tem moradores", lamenta o aposentado Carlos Rodrigues. [Veja, ao final da reportagem, lista com as praias impróprias para banho em Salvador e região metropolitana, neste fim de semana]. O esgoto deságua na praia de Itacaranha por duas tubulações. Por causa do mau cheiro e do risco de doenças, pouca gente se aventura a tomar banho de mar e a pescar. No verão, o volume de água diminui, mas o esgoto que escoa pelo canal é suficiente para formar uma enorme poça de água poluída. Quando chove, moradores relatam que uma enxurrada de lama suja cai no mar."Aqui já não se toma mais banho porque é tomar banho e já sai com uma micose, já sai com uma doença de rato", conta o produtor de eventos Roberto Freire.Além de afetar a natureza, a poluição da praia de Itacaranha também dá prejuízo para os moradores.
Poucos bares e restaurantes que funcionavam na orla resistiram à queda do movimento.O esgoto espantou os clientes de José Moura, que desistiu do bar que tinha há mais de dez anos. "Meu bar era bastante frequentado, eu tinha 100 mesas e 200 cadeiras. Todo mundo frequentava, mas quando a gente menos esperava, descia essa enxurrada de esgoto muito fedorenta e o pessoal se levantava e ia embora", relata.Já no bairro do Costa Azul, outro ponto da orla de Salvador, o canal onde antes era a foz do Rio Camarajipe virou um esgoto a céu aberto. Uma água preta e de mau cheiro fica acumulada no local e espanta os visitantes.Toda a água escura e poluída do canal do Costa Azul deságua no mar. Ela percorre toda a areia e se mistura às ondas, poluindo não apenas a água da praia do Costa Azul, como as vizinhas que são Pituba e Jardim de Alah."As pessoas que frequentam essa praia podem pegar alguma doença infecto-contagiosa. Uma coisa que nos preocupa bastante é o grau de contaminação da vida aquática nessas áreas. Infelizmente, esse rio já é morto, praticamente não tem vida aquática.
Então, o meio ambiente aí [no rio] já está assassinado há algum tempo", diz Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema).Em nota, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) disse que faz periodicamente a limpeza dos canais e córregos de Salvador e que orienta as comunidades próximas a esses locais para que o lixo não seja descartado nas redes de drenagens e esgoto.Sobre o esgoto que é despejado no mar pelo canal do parque do Costa Azul, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) disse que existe rede coletora de esgoto na área da bacia do Rio Camarajipe e que, segundo a lei municipal, é de responsabilidade do morador, pedir à Embasa a ligação da rede de esgoto desses imóveis. A Empresa disse ainda que desvia o esgoto clandestino desses imóveis até o emissário submarino no bairro do Rio Vermelho, mas que quando chove, por causa do volume de água, não é possível realizar esse serviço.Sobre a situação da praia de Itacaranha, a empresa disse que mantém três estações de tratamento de esgoto no local. E que as possíveis poças de esgoto na praia são causadas pelo acúmulo de lixo que é descartado de forma irregular pelos próprios moradores.
Lista do Inema
Confira abaixo a lista, divulgada nesta sexta-feira (26), com praias impróprias para banho em Salvador e região metropolitana, segundo informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema):
Periperi (na saída de acesso à praia), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Roma (rua Prof. Roberto Correia), Canta Galo (rua Agrário Menezes), Amaralina (em frente à rua do Balneário), Pituba (rua Paraíba e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Piatã (em frente ao Posto Salva Vidas), Placafor (em frente ao posto Salva Vidas), Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã) e Buraquinho (200 m da foz do rio Joanes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário