terça-feira, 22 de março de 2016

MG tem 29 mortes por dengue e mais de 217 mil casos prováveis em 2016 Em uma semana, óbitos em decorrência da doença subiram mais de 52,6%. Secretaria de Saúde ainda investiga relação entre 109 mortes e o vírus.

Um balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (22), aponta que, entre 14 e 21 março, o número de mortes por causa dengue saltou de 19 para 29 em Minas Gerais, o que representa elevação de mais de 52,6% em uma semana. O estado ainda possui 109 óbitos suspeitos da doença em investigação.
A cidade com maior quantidade de mortes confirmadas é Juiz de Fora, na Zona da Mata. O boletim epidemiológico da SES contabiliza oito óbitos em decorrência da dengue no município. Com seis mortes, Belo Horizonteestá em segundo lugar. Na sequência, com registro de dois óbitos cada, aparecemDivinópolis e Monte Carmelo. Já Abaeté,Além Paraíba, Araxá, Bicas, Espera Feliz,Ibirité, Mutum, Patrocínio, Pompéu,Raposos e Recreio contabilizam uma morte cada.

O boletim da secretaria mostra ainda que os casos prováveis de dengue em 2016 já superam em mais de 20 mil o total registrado em 2015. Até o último dia 18, foram 217.110 casos prováveis no estado. Já em todo o ano passado, o número chegou a 196.555.

Chikungunya
Em relação à febre chikungunya, a secretaria registrou dois novos casos no período entre 14 e 21 de março. Com isso, Minas Gerais totaliza agora oito confirmações em 2016.
Dois pacientes, que contraíram a doença em Santa Luzia e Contagem, morreram, e a SES investiga a suposta relação da chikungunya com os óbitos.

Do restante dos pacientes, um teria contraído a doença em Belo Horizonte e os outros cinco – moradores da capital, Santa VitóriaLimeira do OesteNanuque e Água Comprida – teriam se infectado fora do estado.

Zika
Entre 1º de janeiro e 21 de março, de acordo com a SES, foram confirmados laboratorialmente 10 casos de zika vírus. Com cinco confirmações, Belo Horizonte lidera a lista de cidades com maior número de pessoas infectadas pela doença. Na sequência, aparece Curvelo, com dois casos.CataguasesCoronel Fabriciano e Uberaba registraram uma confirmação cada.

A SES informou ainda que foram confirmados, até o último dia 18, 79 casos de gestantes com doença aguda pelo zika vírus. Também foram notificados 76 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia. Dois casos foram confirmados e 30 estão sob investigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário