sexta-feira, 1 de abril de 2016

Águas Guariroba e Agereg serão investigadas por improbidade administrativa As instituições estariam descumprindo o papel de fiscalizadoras sobre o abastecimento de água e esgoto sanitário


Foto: Diário da MídiaÁguas Guariroba e Agereg serão investigadas por improbidade administrativa

Foto: Diário da Mídia

Foto: Diário da Mídia

A concessionária Águas Guariroba e a Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegado de Campo Grande) serão investigados por ato de improbidade administrativa em suposta omissão.

De acordo com a denúncia protocolada no Ministério Público Estadual, as instituições estariam descumprindo o papel de fiscalizadoras sobre o abastecimento de água e esgoto sanitário irregular em bares e restaurantes da Capital.

A investigação será conduzida pelo Promotor de Justiça Gevair Ferreira Lima Junior, da 49ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande, conforme as informações publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (1º).

Entre as práticas mais nocivas às reservas hídricas, está a construção indiscriminada de poços artesianos. Portanto, todos devem ser registrados e possuir hidrômetro para registrar o uso do artificio, que será cobrado pela concessionária.

De acordo com a lei, poços só podem ser perfurados em terrenos com mais de 5 mil m² de área permeável, como sistemas provisórios de abastecimento ou não são apropriados ao consumo humano.

Já para detectar vazamentos invisíveis na tubulação de água, aqueles que ficam embaixo do asfalto, a Águas Guariroba deve realizar o geofonamento noturno. Uma técnica que localiza ruídos na rede de abastecimento.

A prática é uma das ações de combate a perdas de água desenvolvidas em Campo Grande. Em 2014, 955 vazamentos foram encontrados e sanados através deste trabalho.

Na época, a assessoria de comunicação da concessionária garantiu que Campo Grande possui um dos menores percentuais de perdas de água do País, com um índice de cerca de 20%.

A média brasileira fica em torno de 40%, conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis/2012). A redução de perdas de água é importante por contribui na preservação dos recursos hídricos e reduzir o consumo de energia elétrica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário