quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mortes de macacos levantam suspeita de febre amarela no Norte de MG - Secretaria de saúde iniciou campanha de vacinação para os moradores. Somente em Mirabela, cerca de 800 pessoas devem ser imunizadas.

Ossadas de vários macacos foram encontradas no Norte de Minas (Foto: Pablo Caires/Inter TV)Ossadas de vários macacos foram encontradas no Norte de Minas (Foto: Pablo Caires/Inter TV)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realizou um mutirão de vacinação contra a febre amarela em Riacho das Pedras, zona rural da cidade de Mirabela, no Norte de Minas. A medida, preventiva, foi adotada depois que moradores encontraram macacos mortos nas cidades de Mirabela, Coração de Jesus e Brasília de Minas. A suspeita é que os animais foram afetados pela doença.

Muitos animais foram encontrados em estado avançado de decomposição. Profissionais da Secretaria de Saúde Estadual coletaram sangue e outros materiais genéticos dos animais que morreram para apurar se os macacos foram contaminados pela febre amarela. Um laboratório, do estado do Pará, irá prosseguir com os trabalhos. O resultado deve sair nos próximos 15 dias.

Durante a mobilização na comunidade de Riacho das Pedras, foram imunizados moradores que não estavam com o cartão em dia, sem as duas doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. A indicação é que a dose seja aplicada pela primeira vez aos nove meses de idade, com reforço aos quatro anos.

Aproximadamente 800 pessoas devem ser imunizadas na zona rural de Mirabela. A secretaria de saúde da cidade mantém um banco de dados, onde a população pode consultar se está com a vacina em dia. Moradores da zona urbana também precisam atualizar a vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário