domingo, 26 de junho de 2016

Montes Claros MG. Entrega de medalha: Pressão política muda homenagem

Comenda da discórdia


Mais importante comenda do Legislativo, a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, provoca briga política em Montes Claros. As divergências e pressões políticas para a concessão de honraria se registraram, de novo, na reunião ordinária da Câmara Municipal, nessa quinta-feira pela manhã, em que os vereadores elevaram o tom das discussões e o clima ficou tenso. Com o problema, o delegado Marcelo Freitas, chefe da Delegacia de Polícia Federal, anunciou que desiste de receber a comenda. Projeto que visava homenageá-lo deve ser retirado de tramitação. Outro projeto, que visa homenagear o padre Henrique Munaiz foi apresentado e será apreciado por uma comissão especial, que será escolhida pelo presidente do Legislativo.
O clima começou a ficar tenso, durante a entrada de proposições, quando foi apresentado o projeto que visa conceder a mais importante honraria do Legislativo, cunhada em ouro, ao religioso, que também tem destacados serviços prestados à cidade ao longo de 50 anos de efetiva atuação. A bancada de oposição protestou com o argumento que o artigo 160 do Regimento Interno veda a tramitação simultânea de dois projetos da mesma espécie. Os vereadores se alternaram ao microfone manifestando-se, o que causou tumulto generalizado.
PADRE – Mesmo assim, o presidente manteve o projeto que visa conceder a Medalha ao padre Henrique Munaiz. A apresentação deste projeto, de acordo com ele, se deu depois de conversa com o delegado, que pretende abrir mão da homenagem. E deve fazê-lo oficialmente por meio de correspondência que pretende enviar à Casa. A desistência se deve às divergências decorrentes de questões políticas.
COMISSÃO – Será definida uma comissão especial que analisará o projeto que visa homenagear padre Henrique Munaiz. Logo que tiver o parecer, ele será colocado em pauta e apreciado em Plenário, com perspectiva de continuar a gerar polêmica. A medalha é entregue em sessão solene, no dia 3 de julho, quando se comemora mais um aniversário de emancipação política e administrativa de Montes Claros. Personalidades de projeção em nível estadual e municipal foram agraciadas com a comenda, ao longo dos anos. Entre os homenageados, o ex-presidente e hoje senador da República, José Sarney, do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário