quinta-feira, 3 de novembro de 2016

TRÊS MESES APÓS OPERAÇÃO POLICIAL, TRÁFICO SEGUE NA CRACOLÂNDIA, EM SÃO PAULO


Há três meses, o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil de São Paulo, fez uma operação na região da Cracolândia, mas a situação do lugar não mudou, segundo reportagem do SPTV.
Em agosto deste ano, os agentes entraram em pensões e também no prédio do antigo Cine Marrocos. Disseram que ali funcionava o quartel general dos traficantes. Encontraram armas, munição e drogas. Trinta e duas pessoas foram presas.
Segundo o Ministério Público Estadual, o investigador do Denarc Bruno Luiz Soares Figueiredo e a mulher dele vazaram informações sigilosas para os traficantes de que que haveria a operação. Os dois foram presos.
E não é difícil flagrar o tráfico e o consumo de drogas. As barracas na Rua Helvétia também servem para esconder o tráfico de drogas.
Mas o comércio das pedras na maioria das vezes é feito a céu aberto. Os próprios usuários repassam o crack para os demais, no chamado tráfico "formiguinha".
Distribuídas as pedras, os cachimbos são acesos e o consumo é feito no meio da rua. Nem quando uma viatura da Guarda Civil Metropolitana passa bem perto, o consumo e o tráfico de crack diminuem.
Além da Rua Helvétia, um terreno público também acabou incorporado à Cracolândia. É uma área grande, ocupa quase o quarteirão inteiro entre a Avenida Duque de Caxias, Helvétia e Alameda Barão de Piracicaba. Todos os dias os usuários entram e transformam o lugar em mais um ponto de consumo de crack. Eles aproveitam a sombra do único muro que ficou de pé pra usar a droga.
Outro lado
A prefeitura da capital informou que não é atribuição da GCM reprimir o tráfico de drogas. E que o Programa de Braços Abertos, que oferece tratamento de saúde, emprego e moradia aos usuários de drogas tem 465 pessoas cadastradas.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que de janeiro a setembro, a polícia prendeu 60 pessoas na região por tráfico de drogas e apreendeu 110 mil pedras. E que a PM patrulha a área com 150 homens.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/11/tres-meses-apos-operacao-policial-trafico-segue-na-cracolancia-em-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário