sexta-feira, 25 de agosto de 2017

GUARDA CIVIL DE BELO HORIZONTE ENSINA CRIANÇAS A MANEIRA CORRETA DE SOLTAR PIPAS


GCM de BH ensina crianças a maneira correta de soltar pipas

A ação fez parte da campanha "Cerol Mata", lançada na segunda quinzena de julho pela prefeitura de Belo Horizonte, que orienta sobre a maneira correta e segura de empinar pipas
Quem passou próximo da Esplanada do Estádio do Mineirão, na Pampulha, na manhã desta terça (22), viu uma festa de cores no céu e de criança. Cerca de 80 alunos da Escola Municipal Hilda Rabelo Mata, do bairro Heliópolis, foram até o local empinar pipas da maneira correta: sem uso de cerol ou linha chilena. E o detalhe importante: longe da rede elétrica.
A ação da Guarda Municipal faz parte da campanha "Cerol Mata", lançada na segunda quinzena de julho pela prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com Subinspetor Hudson Candeias, coordenador da Patrulha escolar, somente do dia 09 de julho até o momento, já foram realizadas a apreensão de mais de 2.030 latas envoltas em cerol ou linha chilena em Belo Horizonte. As ocorrências aumentaram 20% em relação ao ano passado, segundo Candeias.
"Junho, julho e agosto são os meses que são mais favoráveis de empinar pipa, mas em contrapartida, são os meses de mais incidentes. Hoje foi um dia, que além da brincadeira, foi de aprendizado e conscientização, de mostrar os riscos ao utilizar esse tipo de material. A linha chilena tem material condutor de energia em sua composição e em contato com a rede elétrica, a pessoa pode levar choque. É um risco muito grande", explicou.
Em média, uma vítima da linha cortante é atendida por dia na rede pública de saúde da capital. Segundo a Cemig, de janeiro a maio deste ano, a brincadeira de soltar pipa próximo à rede elétrica já causou mais de 840 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica na área de concessão da companhia em Minas Gerais. Cerca de 280 mil consumidores foram prejudicados em 2017.
Atento aos riscos, o pequeno Yago Menezes, de 7 anos, aprendeu a lição. "Gosto até demais de soltar pipa, tô aprendendo a fazer sozinho ainda, mas já sei que é crime usar cerol. Não pode cortar e usar linha chilena para atrapalhar e trapacear. Tem que brincar sem atrapalhar", contou.
Quem for flagrado usando cerol ou linha cortante está sujeito ao pagamento de multa, que varia de R$ 100 a R$ 1.500, podendo ser aumentada. O valor arrecadado com as multas pagas pelos infratores é destinado ao Fundo para a Infância e a Adolescência.


http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2017/08/gcm-de-bh-ensina-criancas-maneira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário