segunda-feira, 2 de outubro de 2017

MONTES CLAROS MG. Falta água para consumo e sobra aumento nas contas




Além do racionamento diário, moradores de Montes Claros têm vivenciado uma conta que não fecha. Mesmo com o desabastecimento, a taxa de água tem aumentado o valor.

“Apesar do racionamento e do uso restrito de água, minha conta está aumentando. Dentro desses dois a três meses de racionamento minha conta teve um aumento de 30%”, comenta a administradora de empresas, Naiara Abreu. 
Além do racionamento diário, moradores de Montes Claros têm vivenciado uma conta que não fecha. Mesmo com o desabastecimento, a taxa de água tem aumentado o valor.
Naiara mora no bairro Jardim Primavera, somente com o marido e o uso de água é baixo.
“Fiquei poucos dias sem água, porque temos uma caixa de 500 litros, então nosso uso de água é pouco. Porém, houve alguns dias que não teve pressão da água da rua pra subir pra caixa e ficamos sem água nas torneiras que se abastecem direto da caixa”, explica a administradora.
A conta de Naiara era em torno de seis mil litros e a conta custava R$ 55,00. Atualmente, está em 9 a 10 mil litros, custando em torno de R$ 70,00 a R$ 80,00. O prejuízo vai além do dinheiro.
 
“Tive muitas queimas de resistências do chuveiro por causa do ar que entra nas tubulações com a falta de água. O ar que sai é impressionante e revoltante, porque o hidrômetro roda igualmente como se fosse água”, desabafa. 
Leitura exagerada
O vendedor, Magno Rafael Moraes, morador do bairro Santa Laura tem enfrentado o mesmo problema que a Naiara. 
“Chamei o funcionário da Copasa para vê se realmente tinha feito a leitura correta e ele me explicou que pode ser ar, que eu mantivesse o registro fechado quando não tiver água. Aconteceu somente este mês, mas fiquei bem triste com isso”, afirma Magno.
De cinco mil litros de água, a última leitura foi de 13 mil. A última conta paga por Magno foi no valor de R$ 37 reais e após a nova contagem, ele pagou R$ 105,41. 
“Eu assustei e achei estranho, porque em minha casa a água só vem para encher a caixa. E nós evitamos gastar água. Não estamos lavando áreas externas, minha mulher trabalha o dia todo e eu também, fico fora o dia todo”, explica Magno.
Naiara procurou uma resposta junto a Copasa e eles aconselharam fechar o registro. 
“Eles falam que não tem como resolver esse problema de ar, que era aconselhável o fechamento do registro do hidrômetro quando não houvesse água, mas como trabalhamos e ficamos muito tempo fora de casa é complicado essa disciplina pra fechar e abrir o hidrômetro, esclarece Naiara.
O outro lado da conta 
Em nota, a Copasa informou ao Portal Webterra que “as redes de distribuição de água são dotadas de unidades denominadas ventosas, que visam expulsar possíveis ocorrências de ar das tubulações. Os volumes de ar que podem ainda passar por essas ventosas são normalmente pouco significativos, não afetando de forma contundente os imóveis pelas ligações.”
 
E caso o cliente se sinta lesado, ele pode reivindicar.
“Caso algum cliente discorde do valor cobrado, este deve entrar em contato com a agência de atendimento da Copasa em Montes Claros e solicitar uma avaliação da conta específica de seu endereço.”

http://webterra.com.br/noticia/12772/falta-agua-para-consumo-e-sobra-aumento-nas-contas

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