quinta-feira, 5 de julho de 2018

Criança de dois anos morre após picada de escorpião em Montes Claros


Imagem Ilustrativa/ Internet
Uma menina, de dois anos, morreu no hospital após ser picada por um escorpião, nesta madrugada (05), na Vila Telma, em Montes Claros.

Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Universitário, a criança chegou ao Pronto-socorro em estado grave, cerca de três horas após o acidente. A paciente recebeu toda assistência adequada, inclusive com administração de soro antiescorpiônico, mas não resistiu. Antes disso, ela foi ao Alpheu de Quadros.

O Corpo de Bombeiros e Samu não foram acionados para atendimento. A criança foi levada pela família aos hospitais. 

Atendimentos

Em 2017 foram registrado 2.148 atendimentos à pacientes com picada de escorpião pelo Hospital Universitário, unidade referência a atendimento de animais peçonhentos.
Apenas no primeiro semestre de 2018, 1.284 casos deram entrada no HU. O mês com maior incidência foi março, com 228 atendimentos. Todos os meses de 2018 dobraram a quantidade referente a 2017.

2017             2018 
Jan: 122         Jan: 193
Fev:112          Fev: 196
Mar:217         Mar: 228
Abr:180          Abr:225
Maio:137       Maio:224
Jun:111         Jun:218

Escorpiões em Montes Claros

Em Montes Claros e região, é sempre comum casos e relatos de escorpiões em casa. Segundo o biólogo, Eric Bórem, é comum que o animal suba pelas paredes do esgoto.

“O escorpião pode subir pelas paredes do esgoto, sair pelo ralo da pia, do chuveiro, do vaso ou pode ser transportado através de caixas de papelão que levamos para casa. Tem que olhar sempre toalhas, roupas, sapatos e forros de cama”, aconselha.

A espécie mais comum é o escorpião amarelo, o que é mais perigoso.

“Quando esquenta muito eles desalojam mais e entram em casa em busca de alimentos, como baratas ou grilos. Então, em uma casa com muito entulho, sujeira ou que não faça dedetização com frequência, é mais comum encontrar escorpiões”, afirma.

Entre os meses de agosto e março são os meses que têm maior incidência do animal.

“De agosto a março o movimento é maior porque no inverno eles ficam proliferando e no calor, que é em setembro e outubro, eles aparecem mais”, esclarece.

webterra

http://webterra.com.br/noticia/17013/crianca-de-dois-anos-morre-apos-picada-de-escorpiao-em-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário