domingo, 1 de julho de 2018

FARMAM dá dicas de controle da Hipertensão e Diabetes


29/06/2018 17:51 
FARMAM dá dicas de controle da Hipertensão e Diabetes
Hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial (PA), igual ou maior que 14 por 9 mmHg. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (2018), esta patologia acomete homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros. Segundo dados do Ministério da Saúde (2018), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem deste problema, sendo que apenas 10%, desta população, fazem o controle adequado e se tem 1,9 milhões de mortes em todo país. A hipertensão é o principal fator de risco de outras doenças e seu descontrole é uma das principais causas de infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC).
Outra patologia crônica não transmissível, é a diabetes mellitus, uma doença caracterizada por uma elevação nos nível de açúcar no sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, revelou que 16 milhões de brasileiros sofrem de diabetes mellitus e a doença mata 72 mil pessoas por ano. Seus níveis descontrolados podem impulsionar o surgimento de outros problemas de saúde como a cetoacidose que pode levar o doente a um coma diabético, doenças cardiovasculares, insuficiência renal, retinopatia levando ao quadro irreversível de cegueira, vulnerabilidade diante de infecções por microorganismos e pé diabético que pode avançar para uma amputação do membro.
Contudo, as conseqüências apresentadas para ambas as enfermidades descontroladas, podem ser evitadas desde que os indivíduos conheçam suas condições e se mantenham em tratamento contínuo para o adequado controle tanto dos níveis de pressão arterial, como os níveis de açúcar no sangue.
Alguns dos fatores importantes para manter o controle de doenças crônicas como essas, segundo preconizado pelo Ministério da Saúde (2001) são:
* a utilização correta dos medicamentos prescritos pelo médico, principalmente no que diz respeito à frequência e posologia no uso desses medicamentos,
* o cuidado com a alimentação, manter hábitos saudáveis e a prática de atividade física.
Atrelado ao uso dos mais variados medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes disponíveis no mercado, pode-se utilizar plantas medicinais
(fitoterapia) para auxiliar o tratamento no objetivo de controlar estas doenças, com orientação de um farmacêutico que ajudará a otimizar o tratamento farmacológico, prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos e orientar ao uso correto das plantas.
Este profissional possui conhecimentos técnicos e práticos que serão de grande valia para o acompanhamento farmacoterapêutico visando, principalmente, a adesão ao tratamento e consequentemente a melhora no quadro clínico do paciente.
Este serviço você encontra facilmente na FARMAM, Farmácia da FAMAM, onde terá a sua disposição sempre um farmacêutico para acompanhar e orientar a sua farmacoterapia. Terá também acesso a medicamentos com valores e descontos diferenciados e um elenco bem diversificado.
A FARMAM está localizada em Cruz das Almas, no antigo prédio da FAMAM, localizada na Praça Manoel Caetano da Rocha Passos, nº 308, Centro, Cruz das Almas-Ba. Telefones para contato: (75) 3312-7000 ou pelo Whatsapp: (75) 9966 6965.
Siga a FARMAM nas redes sociais: @farmamfarmaciaescola 
Autor: Isael da Silva Nonato (Graduando em Farmácia – Faculdade Maria Milza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário