quinta-feira, 22 de outubro de 2015

HENRIQUE PIZZOLATO JÁ ESTÁ A CAMINHO DO BRASIL PARA SER EXTRADITADO


A Polícia Federal informa que o voo que trará Henrique Pizzolato da Itália para o Brasil já saiu do país e está a caminho de São Paulo. Após longa disputa judicial, o catarinense de 63 anos será extraditado nesta quinta-feira (22) por uma equipe formada por três policiais federais e uma médica do órgão.
A viagem será dividida em duas etapas. Da Itália, ele seguirá em voo direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Depois, em aeronave da PF, será conduzido até Brasília, onde deve ser conduzido ao Instituto Médico Legal e posteriormente transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda.
Condenação e prisão
Em agosto de 2012, Pizzolato foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Em novembro de 2013, ele fugiu para a Itália com o passaporte falso de um irmão morto para evitar ser preso no Brasil.
Em 18 de novembro, o nome dele foi incluído na lista de procurados internacionais, conhecida como difusão vermelha, da Interpol.
Três meses depois, a Polícia Federal, em conjunto com a polícia italiana, localizou-o no norte do país. No dia 5 de fevereiro de 2014, ele foi preso em Maranello por porte de documento falso. Ele estava escondido na casa de um sobrinho.
O ex-diretor do Banco do Brasil chegou a ser solto em outubro de 2014 pela Justiça da Itália. Em fevereiro deste ano, após recurso apresentado pelo Brasil, finalmente a extradição foi autorizada e Pizzolato retornou à prisão. No dia 24 de abril, a Justiça daquele país reafirmou a decisão de extraditá-lo ao Brasil.
No dia 22 de setembro, após novo recurso apresentado pela defesa do brasileiro, o Conselho de Estado italiano considerou que o Brasil reuniu informações consistentes e suficientes a respeito das condições para o cumprimento da sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário