quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeitura de Montes Claros - Auditoria verificará 17 mil consultas especializadas - Gestão catastrófica

Gestão catastrófica


A reunião da Comissão Extraordinária (Foto: Pedro Ricardo)
O Estado realizará uma auditoria especial para verificar as causas para a Prefeitura de Montes Claros devolver 17 mil consultas especializadas, que tinha assumido com os outros 85 municípios do Norte de Minas, mas que deixaram de ser realizadas. A decisão foi tomada durante a reunião da Comissão Extraordinária, formada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde, ocorrida na terça-feira. O Estado assumiu essas consultas, permitindo que os pacientes do SUS voltassem a ser atendidos.
Ainda na reunião, ficou confirmado que a gestão dos serviços hospitalares de Montes Claros continuará com o Estado até julho de 2017, quando se completará dois anos de intervenção. Desde agosto de 2015 que o Estado assumiu essa função, depois que o Ministério Público solicitou medidas que garantissem o funcionamento dos hospitais. Os hospitais são responsáveis pela média e alta complexidade como, por exemplo, pacientes que precisam de tratamentos nas áreas de oncologia, cardiologia, ortopedia, dentre outros. A Comissão Intergestores Biparte tinha prorrogado até o final desse ano a gestão hospitalar, mas foi prorrogada por mais seis meses.
Ainda na reunião de terça-feira, ficou deliberado que a equipe de transição da saúde do prefeito eleito de Montes Claros será convidada a participar de reunião a ser realizada em dezembro, visando tomar conhecimento das providências que o Governo do Estado está tomando, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, para a devolução da gestão hospitalar ao município. A subsecretária de regulação em saúde da SES-MG, Paula Cambraia de Mendonça Vianna, lembrou a importância do fortalecimento dos instrumentos de gestão e da interlocução entre os gestores municipais e prestadores de serviços visando garantir e agilizar o atendimento da população de uma vasta região do Estado.
Jornal Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário