Quem pagou o IPTU em dia ou fez o parcelamento oferecido pelo município concorreu a brindes como motocicleta e eletrodomésticos. A entrega dos prêmios movimentou a rotina da pequena cidade, localizada a cerca de 40 quilômetros de Montes Claros.
Sem abrir os números do valor arrecadado nem do valor investido com a compra dos brindes de campanha publicitária, o prefeito César Emílio diz que a população abraçou a ideia e entendeu a importância de pagar em dia o tributo. As receitas com o IPTU, como é sabido, não são a principal fonte de renda dos pequenos municípios brasileiros. Capitão Enéas arrecadou R$ 1,6 milhão em dezembro passado.
O grosso dinheiro arrecadado vem mesmo é do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas o incentivo ao pagamento do IPTU não deixa de ter o mérito didático de mostrar à população que as eventuais melhorias na cidade são contrapartidas ao pagamento dos impostos de cada cidadão. No caso de Capitão Enéas, há ainda o acréscimo da arrecadação do ICMS, originado do ainda incipiente parque fabril local. Se não arrecadou mais, o petista César Emílio demostrado ter certo pendor para o marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário