quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

IPTU PREMIADO - Campanha que vincula sorteio de brindes ao pagamento do imposto faz aumentar arrecadação em Capitão Enéas


O prefeito de Capitão Enéas, César Emílio (PT), no Norte de Minas, diz que conseguiu elevar em 50% o valor da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O desempenho é resultado da campanha batizada como “IPTU Premiado”, pensada para estimular os contribuintes a pagar o tributo com a promessa de sorteio de brindes.
Quem pagou o IPTU em dia ou fez o parcelamento oferecido pelo município concorreu a brindes como motocicleta e eletrodomésticos. A entrega dos prêmios movimentou a rotina da pequena cidade, localizada a cerca de 40 quilômetros de Montes Claros. 
Sem abrir os números do valor arrecadado nem do valor investido com a compra dos brindes de campanha publicitária, o prefeito César Emílio diz que a população abraçou a ideia e entendeu a importância de pagar em dia o tributo. As receitas com o IPTU, como é sabido, não são a principal fonte de renda dos pequenos municípios brasileiros. Capitão Enéas arrecadou R$ 1,6 milhão em dezembro passado.
O grosso dinheiro arrecadado vem mesmo é do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas o incentivo ao pagamento do IPTU não deixa de ter o mérito didático de mostrar à população que as eventuais melhorias na cidade são contrapartidas ao pagamento dos impostos de cada cidadão. No caso de Capitão Enéas, há ainda o acréscimo da arrecadação do ICMS, originado do ainda incipiente parque fabril local. Se não arrecadou mais, o petista César Emílio demostrado ter certo  pendor para o marketing.

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