sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Asolar começa por Manga projeto piloto para uso de lâmpadas de LED na iluminação pública


Responsável pela prestação dos serviços de manutenção da iluminação em cerca de 70 cidades do Norte de Minas, a empresa espanhola Asolar Energy Projetos e Serviços iniciou em Manga, esta semana, projeto piloto para a renovação dos sistemas de iluminação pública de vias e de espaços públicos nas cidades sob sua jurisdição.
Parte das antigas lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, de tom mais amarelado, começaram a ser substituídas por lâmpadas de LED, mais modernas e econômicas e com luz branca. A troca não traz custo adicional para a Prefeitura de Manga, que já remunera a empresa em R$ 4,60 mensais pela manutenção de cada um dos cerca de 2.000 pontos de iluminação. As lâmpadas de LED ainda são mais caras, mas têm a vantagem de serem 12 vezes mais eficiente que suas antecessoras.
A Asolar assumiu a responsabilidade pela manutenção pela troca de lâmpadas em Manga no último mês de maio, depois que a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) deixou de fazer a manutenção da iluminação pública nas cidades mineiras, após o fim do prazo determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que os municípios assumissem os ativos de iluminação pública.
Para contornar as dificuldades que pequenas cidades teriam para cumprir com a nova obrigação, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) criou o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimans), que tem a responsabilidade de fiscalizar a prestação de serviço contratada com os espanhóis.
Os espanhóis, contudo, não tomaram a iniciativa por espírito público ou postura mais moderna. Eles vão ganhar dinheiro com a nova tecnologia, que além da reduzir o consumo de energia tem baixo custo de manutenção. A ideia é que o investimento na troca de lâmpada possa ser recuperado no médio prazo e a multinacional possa ter ganho financeiro com a eficiência das novas lâmpadas. Segundo uma fonte, se o projeto mostrar viabilidade, Manga pode ser a primeira cidade na área contratada pela multinacional espanhola no Norte de Minas a contar com 100% da sua iluminação com lâmpadas de LED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário