quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MP-PR processa ex-funcionários da Amunorpi por improbidade Promotoria quer que envolvidos devolvam dinheiro desviado da entidade. Associação de municípios pagava contas pessoais de ex-secretária.


O Ministério Público do Paraná (MP-PR) processou a ex-secretária executiva da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), contadores, prefeitos e ex-prefeitos que presidiram a entidade por improbidade administrativa. Os processos pedem que os suspeitos recebam sanções pelo crime praticado, devolvam o dinheiro desviado e paguem indenização por danos morais.
De acordo com o MP-PR, foram encontradas diversas irregularidades fiscais nas contas da instituição.
Por meio de uma auditoria, a promotoria encontrou erros em documentos fiscais e contábeis de 2010 a agosto de 2015. O MP-PR descobriu também que a entidade não realizava licitações para adquirir produtos, pagava estadias de prefeitos em viagens - mesmo quando eles já tinham recebido diárias pelas prefeituras -, permitia o pagamento de despesas particulares de funcionários e ainda não prestava conta aos municípios associados.

Foram abertos três processos sobre o casos, e esses fazem parte de uma operação do MP-PR a qual investiga irregularidades cometidas pela ex-secretária executiva da Amunorpi, com a concordância de contadores e presidentes da entidade.

Nestes processos, a promotoria informa que a ex-secretária contabilizou, junto às despesas da associação, despesas particulares, como contas de água e luz da casa dela, três linhas de celular e internet e custo com vestuário. A auditoria do MP-PR ainda descobriu que a funcionária pagou compras que fez em supermercados para a própria casa com dinheiro da Amunorpi. Além disso, a associação também pagou roupas compradas pela ex-secretária nas lojas mais caras de Santo Antônio da Platina e pela internet.

Para um dos promotores que está cuidando do caso, Joel Carlos Beffa, após essas ações a Amunorpi poderá exercer as funções para a qual foi criada. "A associação vai, definitivamente, auxiliar na promoção e no desenvolvimento dos municípios associados", declarou.

G1 tentou falar com a Amunorpi, mas nenhum representante foi encontrado até as 19h40 desta quarta-feira (14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário