Existe um site chamado “Porta Curtas” que tem em seu acervo milhares de curtas-metragens para exibição totalmente gratuita. São cineastas do Brasil inteiro que postam seus trabalhos neste local para que o público possa ter acesso mais fácil às suas obras
Tenha certeza: as diferenças entre curtas-metragens e longas-metragens vão bem além da duração do filme em tela.
As estruturas dos pequenos filmes permitem, e em alguns casos até exigem, experimentações mais ousadas e, com isso, essas obras afinam e diversificam o talento e as técnicas de seus realizadores.
Conceituados diretores dos quais estamos acostumados a comprar ingressos para apreciar os filmes nas grandes salas de cinema, têm – ótimos – curtas-metragens em seus históricos.
O pequenos filmes podem ser considerados o laboratório de todo cineasta.
Grandes nomes do cinema brasileiro têm algumas de suas alquimias fílmicas neste portal: Phillippe Barcinski, Jorge Furtado, Selton Mello, José Padilha e Fernando Meirelles, por exemplo.
Além de assistir ao curta, o usuário pode acessar várias informações dos filmes como ficha técnica, prêmios ganhos, elenco, etc.
Um dos curtas mais vistos no site é “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. Uma linguagem documental e muito leve, com bons tons de ironia e humor, conta uma perspectiva curiosa da mecânica da sociedade de consumo atual.
Aproveite sem moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário