Foto Rodrigo Nunes/MS
Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciando em Janaúba no dia 12 de outubro o recurso para os dois hospitais desta cidade.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Está sendo creditado nesta semana na conta de cada um dos hospitais de Janaúba recurso proveniente do Governo Federal, via Ministério da Saúde, para suprir as necessidades dessas unidades, principalmente após o trágico incêndio na creche municipal Gente Inocente, em 5 de outubro deste ano. O Hospital Regional de Janaúba está recebendo R$ 1 milhão, mesmo valor destinado ao hospital da Fundajan.
A garantia desse aporte financeiro por parte do governo federal é o resultado do empenho da deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG) e também do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região da Serra Geral de Minas, presidido por Juracy Fagundes Jácome, prefeito de Nova Porteirinha, este atendendo solicitação da direção dos dois hospitais que estavam prestes de encerrarem suas atividades uma semana antes da tragédia devido a falta de recursos para aquisição de medicamentos, materiais e pagamento de funcionários e fornecedores.
No dia 9 de outubro, quatro dias após o incêndio na creche, a deputada federal Raquel Muniz esteve reunida com o presidente Michel Temer (PMDB) em Brasília para articular a liberação de verba para a saúde e educação de Janaúba. O caso, que comoveu todo o país, expôs a situação precária das unidades de saúde, que não tinham recursos e insumos para atender todas as vítimas. "No terrível dia do incêndio, faltava todo tipo de material, nem soro fisiológico tinha", comentou a parlamentar.
Após o encontro, Temer sinalizou que ajudaria o município mineiro e anunciou a liberação de recursos para a reconstrução da creche. Além disso, determinou que os ministros Ricardo Barros (Saúde) e Mendonça Filho (Educação) viessem à Janaúba. No dia 12 de outubro, o ministro Ricardo Barros visitou os dois hospitais e, diante da solicitação do presidente do Consórcio Intermunicipal da Serra Geral, Juracy Fagundes, respaldado pela deputada Raquel Muniz, pelo Promotor de Justiça Jorge Barreto e pela direção dos hospitais, aumentou o recurso destinado às unidades hospitalares de Janaúba, sendo R$ 1 milhão para cada hospital.
http://oliveirajunior2.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário