sábado, 5 de outubro de 2013

ÁGUA NA BARRAGEM BICO DA PEDRA SÓ DIMINUI E OS EFEITOS DA SECA EM JANAÚBA - Bovino morto no entorno da barragem Bico da Pedra por causa da falta de pasto.


Foto Patrícia Kleber

JANAÚBA – Abaixou mais ainda, esta semana, o volume de água na barragem Bico da Pedra, em Janaúba. Entre o dia 26 de setembro e essa quinta-feira, dia 3 de outubro, o nível de água na represa diminuiu em 20 centímetros, acumulando redução de meio metro desde o dia 12 do mês passado. 
Diante disso, a quantidade de água na barragem está 13,50 metros inferiores à capacidade. E o pior, falta 30 centímetros para o volume de água chegar ao menor nível da represa. A captação de água na barragem vem sendo feita por bombeamento.
Com a escassez de chuva os recursos hídricos (barragem, rios e seus afluentes) secaram ou ainda sobrevivem com pouco volume de água. E a cena é desoladora na maior parte da extensão do rio Gorutuba, antes e depois da barragem Bico da Pedra. No entorno do lago da barragem o espelho d’água deu lugar ao solo batido...e não tem sido raro encontrar também bovinos mortos diante da falta de pasto e até de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário