O coração tem sido chamado romanticamente de órgão do amor e apesar dos conceitos terem mudado, e hoje em dia sabermos que as emoções são produzidas no cérebro, não podemos deixar de reconhecer que elas se relacionam com o funcionamento do órgão cardíaco.
De fato, tudo o que fazemos: nosso estilo de vida, nossa dieta, a maneira com a qual enfrentamos os problemas, influencia diretamente ou indiretamente o coração. Neste artigo falaremossobre 8 hábitos cotidianos que podem causar problemas cardíacos.
Meu coração e eu
O coração é o principal órgão do sistema circulatório e sua função é impulsionar o sangue para todo o corpo, permitindo o transporte de nutrientes, oxigênio, hormônios e resíduos dos tecidos para os órgãos pertinentes para serem eliminados. Imagine uma maquinaria perfeita onde cada engrenagem possui um papel fundamental no processo e onde qualquer leve mudança pode levar a um transtorno.
Quando o coração e os vasos sanguíneos não funcionam como deveriam, ocorrem transtornos conhecidos como doenças cardiovasculares. Às vezes não são descobertos facilmente, geralmente avisam mediante a aparição de outras doenças:
Doenças que indicam problemas no sistema cardiovascular
- Arteriosclerose: é o engrossamento e endurecimento das artérias, as quais ao perder o diâmetro podem transportar menos sangue e por isso o coração se danifica.
- Angina de peito: quando uma pessoa sofre de angina, sente uma dor terrível no peito, isso é o corpo anunciando que o coração não está recebendo sangue suficiente. Necessita de tratamento urgente.
- Ataque cardíaco: quando as artérias ou veias são bloqueadas devido a diversos fatores, por exemplo, um coágulo de sangue pode interromper o fluxo sanguíneo para uma parte do coração e o ataque cardíaco acontece.
- Derrame cerebral ou hemorragia cerebral: a ruptura de um vaso sanguíneo ou seu bloqueio pode provocar a falta de oxigênio no cérebro e também hemorragias.
Existem muitos fatores de risco que podem levar a uma pessoa sofrer problemas cardíacos, desde o envelhecimento que acarretam o desgaste das artérias, veias e tecidos, até má formações congênitas, no entanto os especialistas afirmam que o nosso modo de vida influencia notavelmente em nosso coração. Assim que vamos conhecer quais são os oito hábitos cotidianos que podem causar problemas cardíacos.
8 bábitos cotidianos que danificam o coração
Não existem dúvidas de que a vida atual segue um ritmo vertiginoso e muitas vezes pensamos que os maus hábitos que adotamos são a única forma de se adaptar a ela, mas não está certo: comer inadequadamente, fumar, beber muito álcool, trabalhar muito, viver sobre estresse constante, somente encurtarão nossos anos de vida e o rendimento de nosso corpo. Não acredita? Pois siga lendo este artigo e confirme.
Sedentarismo
O sedentarismo é uma das principais causas da aparição de numerosas doenças que se convertem em mau funcionamento de nosso sistema circulatório: diabetes, arteriosclerose, obesidade. O fato de realizar exercícios físicos habitualmente ajudará a eliminar a gordura depositada nos tecidos, além de fortalecer o coração e flexibilizar os vasos sanguíneos.
Fumar
O terrível hábito de fumar, não somente se relaciona com insuficiências respiratórias, como também vários estudos demonstraram que o tabagismo provoca a contração das artérias, acelera a frequência cardíaca, reduz a quantidade de oxigênio que recebemos e por isso o coração tem que se esforçar muito para impulsionar o sangue, favorece a acumulação de gordura e a hipertensão. Não fume, cuide de seu sistema circulatório.
Consumo de alimento de fast-food
Os alimentos de fast-food como já sabe são ricos em gordura saturadas, açúcares refinados, sal e farinhas brancas, uma combinação muito tóxica para o nosso organismo. Tudo o que o corpo não pode gastar diariamente nos processos metabólicos é armazenado em forma de gordura nos tecidos do corpo, e se for muito também começam a recobrir os vasos sanguíneos e os órgãos. As artérias estreitas e pouco flexíveis são uma passagem segura para os problemas cardíacos. Evite a obesidade e faça com que em sua alimentação predominem as frutas, os vegetais e as fibras, os quais limpam o corpo expulsando tudo o que sobra.
Trabalhar em excesso
Se você não tira um momento para você, se você trabalha em excesso e suporta uma pressão no trabalho, familiar, emocional excessiva, tenha cuidado! Você está aumentando o risco de sofrer problemas cardíacos. O estresse é o culpado de muitos de nossos males: ele deprime o sistema imunológico, aumenta nossa susceptibilidade de sofrer infecções e o risco de sofrer infartos, devido a sua alta relação com as variações na pressão arterial. Precisamos descansar desfrutar dos prazeres da vida, dedicar pelo menos uma hora do dia para nós mesmos, desfrutar de nossa família, dos amigos. Cuide da sua saúde mental e faça exercícios de relaxamento. Diga não ao estresse.
Não dormir
Precisamos dormir 8 horas por dia para cuidar do coração, assim o corpo pode se preparar para um novo dia de trabalho. Os transtornos hormonais provocados pela falta de sono podem provocar lesões em seu coração e afetar seu sistema circulatório.
Tomar pouca água
Tomar pouca água favorece a acumulação de substâncias tóxicas em nosso organismo. Se você quer ajudar seu coração e favorecer a circulação beba muita água, desta maneira favorecerá a eliminação de resíduos.
Álcool
O consumo habitual de álcool pode danificar gravemente o fígado e o coração. Tenha um estilo de vida saudável e evitará sofrer problemas cardíacos.
A alimentação vegetariana
Apesar de ser excelente, a alimentação estritamente vegetariana, sem os devido acompanhamento de um profissional de nutrição, pode provocar carência de vitamina B12, a qual afeta o sistema cardiovascular. Faça uma dieta balanceada e saudável.
Palavras finais
Esperamos que este artigo tenha sido proveitoso para identificar as ações de sua vida cotidiana que estão afetando sua saúde. Se você quer ser saudável e evitar os problemas cardíacos basta:
- Comer uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas e fibras. Potenciará seu músculo cardíaco.
- Reduza a ingestão de gorduras, açúcar e sal.
- Tome mais de dois litros de água por dia.
- Faça exercícios físicos regularmente, pode ser uma caminhada, corrida, natação, o que mais gostar.
- Evite o excesso de estimulante como o chá e o café.
- Evite o estresse.
- Faça exercícios de relaxamento.
- Durma o tempo necessário.
- Não fume.
- Evite o álcool.
Nenhum comentário:
Postar um comentário