Normalmente nosso corpo conserva toxinas, as quais são produzidas por cédulas vivas ou organismos como animais, bactérias e outros organismos biológicos. Estas toxinas têm a capacidade de causar doenças tanto leves como mortais.
Existem dois tipos de toxinas, as exógenas que ingressam em nosso corpo por meio da respiração, como é o caso da contaminação pela pele e por via digestiva; e as toxinas endógenas, as quais são produzidas pelo mesmo organismo, devido às bactérias intestinais, radicais livres, parasitas ou também graças ao estresse e à ansiedade.
É necessário eliminar as toxinas para contar com boa saúde. Nosso próprio organismo se encarrega de descartá-las, mas, em alguns casos, não é suficiente. Ao estar com excesso de toxinas, pode-se manifestar um aumento significativo do cansaço, do estresse e das alergias.
Felizmente, existem muitas plantas que nos auxiliam no processo de eliminação, em seguida mostraremos algumas delas e sua preparação em infusões.
Visco
O visco é uma planta depurativa que elimina as toxinas e aumenta a produção de urina. Ferver um litro de água e colocar duas folhas secas, depois que ferver, passar pelo coador e deixar repousar para tomá-lo. Se te parecer muito amargo, adicione um pouco de mel.
Alcachofra
A alcachofra favorece a eliminação renal e a função digestiva, é uma das melhores plantas para ajudar no processo de depuração, por isso também é recomendada nos casos de sobrepeso.
Para os diabéticos, recomenda-se esta planta, posto que contém inulina no lugar de fécula, também serve como hipoglicemiante, diminuindo o excesso de açúcar no sangue.
Para sua preparação, verter em um recipiente 3 folhas junto com um copo de água, ferver durante alguns minutos, retirar as folhas ou passar a bebida pelo coador, deixar que esfrie um pouco e tomar a infusão. Fazer isso todos os dias para que seu corpo se beneficie com as propriedades desta planta. Em caso de qualquer desconforto, interromper ou reduzir o consumo.
Chá verde
As propriedades do chá verde são infinitas, mas como já sabemos a principal é sua ação diurética e sua efetividade na redução nos níveis de colesterol. Colocar três folhas em uma xícara de água fervente, deixar repousar e bebê-la.
Mirtilo
A infusão de mirtilo, mesmo que não se trate de uma planta, é realmente efetiva, posto que ajuda a combater a retenção de líquidos. Recomenda-se seu consumo para pessoas que sofrem de infecções urinárias como a cistite
Toranja (ou “grapefruit”)
Mesmo que também não se trate de uma planta, sem dúvida alguma, sua infusão é ideal para estimular a digestão e diminuir o apetite, por isso é usada para a redução de peso. Adicionar alguns gomos de toranja e fervê-los em 250 ml de água, retirar os gomos e beber a infusão.
Tomilho
O tomilho te ajudará a limpar o organismo e na melhoria do sistema digestivo, se você sofre com fortes dores menstruais, também é um grande aliado para lutar contra elas. Também é usado como um tratamento anti-celulite e para combater o sobrepeso.
Pegar uma colher de planta seca e adicionar em 250 ml de água fervente, deixar repousar e tomar em seguida.
Erva-doce
A erva-doce é especial para limpar os rins por ser uma excelente planta diurética. Ferver em 250 ml de água, alguns talos e folhas, passar pelo coador e consumir em seguida.
Dente-de-leão
O dente-de-leão ajuda a purificar o fígado e a acelerar o sistema digestivo. Adicionar uma colher de dente-de-leão para uma xícara de água fervente, deixar repousar e antes de tomá-la, passar pelo coador.
Salsinha
Ideal para acelerar a eliminação de líquidos, em um litro de água, adicionar duas colheres de folhas de salsinha e deixar ferver por cinco minutos. Retirar as plantas com um coador e beber constantemente ao longo do dia.
Aipo
Graças às suas propriedades depurativas, o aipo é aliado de eliminação de impurezas e toxinas; igualmente, serve para reduzir o peso e limpar o fígado. Preparar uma infusão com seus talos, fervendo alguns deles (2 a 3) para um litro de água, tomar constantemente ao longo do dia.
Lembre-se…
A maioria das plantas nós conseguimos encontrar em supermercados, feiras ou lojas de produtos naturais. A maioria das infusões nomeadas anteriormente servem para reduzir o peso, mas é necessário ser acompanhada de uma dieta balanceada. Se você estiver grávida ou lactante, é melhor consultar seu médico antes de consumir tais bebidas e mesmo que algumas delas seja para consumo constante,não abuse, já que podem ter efeitos laxantes e diuréticos em excesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário