domingo, 24 de maio de 2015

Evento na Praça Mauá chama atenção para Luta Antimanicomial - Santos -SP


Parabéns Santos -SP
Laura Assoni Parabéns.




Um ato público na Praça Mauá marcou, nesta quinta-feira (21), a programação da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento, realizado em parceria com grupos de estudos da saúde mental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e representantes da Frente Antimanicomial na Baixada Santista, contou com grande participação do público.
A proposta de “tomar a praça” foi de chamar a atenção da população para a temática. De acordo com a chefe da Seção do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, Marta Briolli de Oliveira, “a luta hoje é por tratamentos humanizados, que promovam o convívio do paciente na sociedade”.
Evento
Além de fanzines e panfletos, o público pôde conferir artigos produzidos por pacientes atendidos pelos serviços da Rede Municipal de Saúde Mental. A banda Repipau, composta por estudantes da Unifesp, também levou música e descontração, por meio dos instrumentos de percussão.
Opiniões:
“Esse evento é fundamental para que possamos continuar nossa luta pela saúde mental, garantindo tratamento adequado, com a promoção da integração social e a autonomia dos pacientes”, Igor da Costa Borysow, 33 anos, psicólogo, representante da Frente Antimanicomial da Baixada Santista.
“A proposta da participação universitária na Semana é abrir as discussões acadêmicas à comunidade, promovendo um intercâmbio social e diminuindo a invisibilidade da temática junto à sociedade”, Maria Inês Badaro Moreira, professora e pesquisadora em saúde mental da Unifesp.
Foto: Francisco Arrais

Nenhum comentário:

Postar um comentário