segunda-feira, 2 de outubro de 2017

IFBA oferece 22 vagas para curso técnico de saneamento gratuito em Salvador


IFBA oferece 22 vagas para curso técnico de saneamento gratuito em Salvador
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) oferece 22 vagas para o curso técnico de saneamento gratuito em Salvador. Destas, 5% são para pessoas com deficiência. As oportunidades são para estudantes do ensino médio com idade a partir de 18 anos. Confira o edital no site da instituição. As inscrições começam na terça-feira (3) e vão até a sexta-feira (6). Para se inscrever é preciso comparecer ao campus localizado no bairro do Barbalho, região do centro da capital baiana, com os documentos pedidos no edital. O atendimento aos candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência ocorrerá de 15h às 20h, durante todo o período de inscrição. Já para pessoas com deficiência, a inscrição ocorrrerá na sexta-feira, das 13h às 15h. A seleção consiste em entrevista socioeconômica e educacional, realizada no ato da inscrição, além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 14 de outubro, das 8h às 10h. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (71) 2102-9511.
Reserva de vagas e cotas: Das 22 vagas disponíveis, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Curso: O curso técnico de saneamento é noturno e tem duração de sete semestres, o que equivale a três anos e meio. A formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA, segundo a instituição, será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui visitas técnicas, através de parceria com diversas empresas. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário