O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, inauguraram nesta sexta-feira (14/12) o serviço 24 horas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD III Noroeste para atendimento aos usuários de álcool e outras drogas. O local funciona em sede própria e conta com 12 leitos para assistência dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com idade superior a 18 anos.
A unidade vem reforçar a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município e proporcionar atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. Entre os serviços oferecidos no local estão atendimento ambulatorial com médicos psiquiatras e clínicos gerais, atendimento psicológico individual e em grupos, atividades de musicoterapia, terapia ocupacional, arte e expressão, oficinas de quilling, 'arte com descarte' e teatro.
Em visita ao local, o prefeito Iris Rezende elogiou a estrutura e a assistência prestada à população. 'Aqui é o esteio de sustentação para centenas de pessoas que precisam de atendimento especializado', destacou. O prefeito observou que a unidade é uma importante iniciativa da gestão na área da saúde. 'Temos muitos postos e unidades, mas essa é a primeira que prestará o serviço altamente especializado de atendimento 24 horas por dia de pessoas usuárias de álcool e drogas', destacou Iris Rezende.
'Mudou minha vida e a de muita gente', revelou Ivanildo Marins, de 43 anos, sobre a vivência no Caps Noroeste. Ele é morador da Vila Mutirão e usuário da rede municipal de Atenção Psicossocial há quatro anos. Já Zaquel Martins, de 65 anos, vive no Bairro São Carlos e é usuário da Raps há cinco anos. 'Aqui no Caps eu participo das oficinas de quilling e faço cartões, cofres e monto peças com papel e tecidos. O encontro é uma terapia em grupo e eu gosto muito', contou Zaquel segurando um de seus trabalhos nas mãos.
A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, destacou que o serviço 24 horas do Caps Noroeste faz parte da ampliação dos equipamentos de assistência dos usuários de álcool e outras drogas e de transtornos mentais. 'A unidade contribui para uma assistência mais digna daqueles que se sentem desprotegidos. A equipe está preparada para acolher os usuários que são encaminhados de outras unidades ou aquelas pessoas que, por livre e espontânea vontade, buscam alguma ajuda', explicou Fátima Mrué.
O atendimento é porta aberta, ou seja, não é preciso realizar agendamento para ser avaliado na unidade. O acolhimento dos pacientes é realizado de segunda a sexta-feira, até às 17h. O usuário passa por uma avaliação da equipe médica e de enfermagem e, de acordo com o caso, é elaborado um plano terapêutico. Alguns pacientes são admitidos para assistência no período noturno e aos finais de semana. Há 12 leitos no local para receber tanto homens quanto mulheres.
Em Goiânia, a Prefeitura também possui um CAPS 24 horas que é referência para usuários com transtornos mentais, que funciona no Jardim Novo Mundo. Além dos dois Centros de Atenção Psicossocial 24 horas, a SMS conta com mais oito Caps, um Pronto Socorro Psiquiátrico, um ambulatório de psiquiatria e outros serviços de acolhimento para este público, como as cooperativas de geração de arte (Gerartes), residências terapêuticas, unidade de acolhimento transitório e Centro de Convivência Cuca Fresca.
Por: Portal Goiânia
Confira as principais notícias do Jornal Gazeta do Estado, jornal impresso com circulação nos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Publicação de Edital de Protesto, Edital de Intimação, Edital de Notificação, Edital de Desmembramento, Edital de Retificação, Edital de Comunicação, Edital de Licitação, Edital de Pregão, Edital de Proclamas, Balanço e notícias de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. O Jornal Gazeta do Estado possui Central de Distribuição em Goiânia, Brasília e Palmas. Acesse nosso site:
http://gazetadoestado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário