sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SAJ: Coordenador da Vigilância Sanitária alerta população para se protegerem de infestação de escorpiões; confira as dicas!


SAJ: Coordenador da Vigilância Sanitária alerta população para se protegerem de infestação de escorpiões; confira as dicas!
Foto: Reprodução
Devido as temperaturas altas e tempo úmido do verão em Santo Antônio de Jesus, a população deve tomar medidas de proteção contra a presença de escorpiões, tendo em vista que entre os meses de dezembro a março, o clima se torna ideal para a proliferação do animal. Em entrevista ao radialista Wellington Macedo, o coordenador da Vigilância Sanitária, Dr. Joan Paulo, comentou sobre cuidados a serem tomados para evitar acidentes com escorpiões, “de um tempo para cá estamos tendo constantes notícias sobre aparecimento de escorpiões, mas não é algo que está acontecendo recentemente, pois eles sempre coexistiram com a gente. Com o crescimento das cidades, acabamos invadindo áreas que era naturalmente o habitat natural do escorpião. Quando fazemos isto, nos desmatamos, tiramos seu habitat e consequentemente tiramos o predador natural do animal, que são pássaros, galinhas, lagartixas, proporcionando um número maior de alimento para o escorpião por causa do lixo, e dando a eles uma moradia melhor do que a própria natureza”, afirmou.
O coordenador comentou sobre os locais que servem de moradias para o escorpião, “deixamos entulho, resto de madeira, aquela telha que fica sobrando no canto, esses são os principais ambientes do escorpião, temos que conviver ou coexistir com esse animal. Ele é um animal venenoso, o escorpião que costumamos presenciar em nossa região é o escorpião amarelo, que por sinal é o mais perigoso. As crianças e idosos são os que sofrem mais com veneno de escorpião. As pessoas que forem picadas vão identificar de imediato, pois o animal não é rápido e não se esconde”, disse.
Orientações: Dr. Joan também informou como a população deve reagir ao presenciar uma picada de escorpião, além de concelhos para controlar a presença do animal nas residências, “diminuir a circulação sanguínea no local com aplicação de gelo e procurar uma unidade hospitalar. Na unidade irão aplicar soro ante escorpião ou apenas analgésico com acompanhamento. Para evitar a presença do animal nas residências, uma dedetização é a primeira ação recomendada, pois irá erradicar o alimento do escorpião, que são baratas e outros insetos. Com a falta de alimento, eles irão procurar outro local para viver. A ações mais efetivas para controle do animal, está na preservação dos predadores naturais, como lagartixas, coruja e principalmente galinhas”, concluiu.
Em Santo Antônio de Jesus, alguns moradores já reclamaram sobre a presença do animal em suas residências e buscaram apoio de órgãos municipais para não serem vítimas de picadas (clique e veja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário