segunda-feira, 1 de junho de 2020

Tecnologia e soluções financeiras ajudam estudantes a manter o sonho do ensino superior

Tecnologia e soluções financeiras ajudam estudantes a manter o sonho do ensino superior

Um dos exemplos nestas práticas é a Ânima Educação, que por meio de suas instituições ampliou
ações nestas áreas para viabilizar a continuidade dos estudos de seus milhares de alunos

Quando Meiryelle Ferreira Lino, de 18 anos, iniciou, em 2020, a graduação de Agronomia no Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, ela não imaginava que o seu sonho poderia ser interrompido por conta de uma pandemia. A jovem, que vive em Uberlândia (MG) com a mãe, costureira, e com o padrasto, pedreiro, e também com o irmão mais novo, tinha planos para ser a primeira integrante da família a ter acesso ao ensino Universitário. Para isso, começou a trabalhar como jovem aprendiz e recorreu ao financiamento do PRAVALER para iniciar seus estudos. No entanto, a estudante se deparou logo no início do ano letivo com o isolamento social e a migração das aulas presenciais para o ambiente virtual.

Quando questionada se ela pensou em desistir do curso por conta da pandemia, a jovem respondeu: “Não. Esse é o meu sonho e não quero abrir mão dele. Além disso, quando se faz algo porque gosta, mesmo com as dificuldades, isso se torna prazeroso”. Mesmo com a crise econômica, decorrente da pandemia, a universitária afirma que os familiares continuaram a trabalhar, mas que só conseguiu se manter na Universidade por conta do valor reduzido oferecido pelo financiamento do PRAVALER disponibilizado pela instituição. “Eu não teria condições de pagar o valor integral da mensalidade e, graças ao programa de financiamento estudantil oferecido pela Una, tive a oportunidade de ingressar na faculdade, e independente de pagar integralmente ou não, tenho acesso ao mesmo ensino que os demais alunos”, destaca Meiryelle.

Este é um exemplo que tangibiliza os esforços realizados pela Ânima Educação de ter o estudante como centro das decisões, criando soluções para que eles superem esse momento de incertezas em meio a pandemia, sem deixar de lado o sonho de cursarem a faculdade e terem acesso a uma educação de qualidade para todos os brasileiros.

Com cerca de 140 mil alunos, em oito instituições de ensino superior distribuídas em sete estados brasileiros, a Ânima também realizou a contratação de um Seguro Estudantil, que passou a valer no dia 1º de abril, em benefício dos milhares de alunos e alunas, independente da modalidade de ensino e sem qualquer custo. Esta opção visa garantir o pagamento de até três meses de mensalidades cobertas pela seguradora, na hipótese de Perda de Renda decorrente da perda involuntária de emprego ou incapacidade física total temporária por doença ou acidente do responsável financeiro, caso sejam atendidas as regras de cobertura e condições do seguro.
Além disso, a instituição apresentou uma nova modalidade do financiamento PRAVALER, empresa parceira da Ânima, destinada a estudantes que desejam financiar as mensalidades dos meses de abril, maio e junho, diluindo parte do valor ao longo do segundo semestre. O estudante que já está inadimplente também pode contar com um programa, que consiste no parcelamento da dívida em até seis vezes no boleto bancário ou 12 vezes no cartão de crédito, sem juros. “Não estamos alheios aos impactos econômicos e sociais gerados pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, investimos cada vez mais em soluções digitais e parcerias para dar continuidade a nossa missão de oferecer educação de qualidade aos brasileiros e de ajudar estudantes que acreditam no valor da educação a não interromperem o seu sonho”, destaca Pedro Coutinho, Diretor de Relacionamento com os Estudantes Ânima.

A organização continua trabalhando, junto com a equipe docente, para seguir com as atividades acadêmicas e para reduzir os impactos sociais e emocionais de toda a comunidade. Mantendo, também, a cadeia de atividades e atuações, para continuar sendo tomadora de todos os serviços contratados, o que inclui professores, colaboradores e outros profissionais. Todos os recursos para atender os estudantes foram mantidos com a utilização intensiva da tecnologia, com aulas ao vivo, não tendo diminuição de custos, mas sim um incremento decorrente do uso de alta tecnologia e da nova logística. As atividades por meio de recursos digitais não fazem com que demais custos e investimentos sejam descartados ou perdidos, e o cenário oferecido não se confunde com o denominado Ensino a Distância.


Izabela Ferreira
Relacionamento com a Imprensa
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