No próximo dia 12/08, a comunidade interna do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) participará das eleições para escolha do reitor e dos dirigentes dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni, para o mandato 2020-2024.
Pelos próximos quatro anos, os gestores eleitos estarão à frente da instituição federal de ensino, que atua nas regiões Norte e Noroeste de Minas, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Por meio de suas 11 unidades presenciais, os campi, e polos de apoio de educação a distância - 24 polos de cursos superiores e 21 polos de cursos técnicos -, a área de atuação do Instituto alcança quase 45% do território mineiro.
Nos níveis de pós-graduação stricto e lato sensu, graduação e técnico, são cerca de 10 mil alunos matriculados em cursos presenciais e cerca de oito mil em cursos a distância. Isso sem contar os alunos dos cursos de qualificação profissional (de curta duração) e o público envolvido nas atividades de pesquisa e extensão do IFNMG.
Candidatos
Para o cargo de reitor do IFNMG, concorrem dois candidatos: o professor Cláudio Roberto Ferreira Mont'Alvão, diretor geral do Campus Januária, e a professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, diretora geral do Campus Pirapora.
Confira quem concorre ao cargo de dirigente em cada campus:
- a diretor-geral do Campus Almenara: Antônio Clarette Santiago Tavares e Joaquim Neto de Souza Santos;
- a diretor-geral do Campus Araçuaí: Irã Pinheiro Neiva;
- a diretor-geral do Campus Arinos: Elias Rodrigues de Oliveira Filho e Inácio Barbosa Borges;
- a diretor-geral do Campus Diamantina: Júnio Jáber;
- a diretor do Campus Avançado Janaúba: Fernando Barreto Rodrigues;
- a diretor-geral do Campus Januária: Adriano Antunes Prates, Emanoelito Fernandes Vieira Júnior e Felipe Lisboa Guedes;
- a diretor-geral do Campus Montes Claros: Renato Afonso Cota Silva;
- a diretor-geral do Campus Pirapora: Wallace Magalhães Trindade;
- a diretor do Campus Avançado Porteirinha: Pedro Paulo Pereira Brito;
- a diretor-geral do Campus Salinas: Admilson Eustáquio Prates e Guilherme Mendes de Almeida Carvalho;
- a diretor-geral do Campus Teófilo Otoni: Ana Cláudia Gonçalves de Sá Jardim e Geraldo Lopes Júnior.
Votação
Terão direito a voto os três segmentos da comunidade acadêmica do IFNMG: estudantes, professores e servidores técnico-administrativos em Educação. Os ocupantes dos cargos de reitor, diretor de campus e diretor-geral de campus avançado serão eleitos por voto facultativo, direto e uninominal, respeitando a paridade, ou seja, o mesmo peso, entre os três segmentos de eleitores. No primeiro segmento, estão inclusos todos os alunos do IFNMG de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância; compõem os dois outros segmentos apenas servidores pertencentes ao quadro de pessoal ativo permanente do Instituto.
A votação do dia 12/08 será das 9h às 21h. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o processo será realizado online, por meio da utilização do Sistema Helios Voting, com auditoria aberta ao público, permitindo que servidores e alunos participem do processo utilizando-se de dispositivos conectados à internet, para o envio remoto de voto. Para garantir que toda a comunidade acadêmica tenha condição de participar, os campi do IFNMG e a Reitora, situada em Montes Claros, manterão, pelo menos, um local de votação aberto a seus respectivos eleitores.
O processo de apuração dos votos ocorrerá no mesmo dia da votação e será realizado por videoconferência, por meio da plataforma Google Meet, com transmissão online. A divulgação dos resultados preliminares da apuração será no dia 13/08 e o encaminhamento do resultado final ao presidente do Conselho Superior do IFNMG, órgão máximo da Instituição, será em 20/08. Após homologado pelo Conselho Superior, o resultado das eleições seguirá para o Ministério da Educação.
Para mais informações, acesse a página das Eleições IFNMG 2020.
---------
Nenhum comentário:
Postar um comentário