Uma bebê recém-nascida foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após ser encontrada por moradores no lixo, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. O caso ocorreu nesta sexta-feira (31).
De acordo com uma das médicas responsáveis pelo atendimento, a menina foi encontrada enrolada em um saco plástico.
“É uma bebezinha que nasceu, e a gente não sabe exatamente a hora, mas que foi encontrada por populares no lixo, enrolada em um saco plástico. A nossa equipe ficou muito comovida e a gente prontamente foi ao local, para prestar atendimento. A gente fez avaliação inicial dos dados vitais, ela estava apresentando apenas hipotermia”, detalhou a médica Sandy Rocha.
Segundo ela, os moradores foram orientados por telefone a aquecerem a criança, enquanto a equipe do Samu se deslocava para o local, para fazer o resgate e atendimento.
“Os vizinhos já tinham sido orientados a realizar o aquecimento dela. A gente acabou enrolando mais em compressas, fizemos a higienização do cordão umbilical dela e cortamos. Foi uma comoção muito grande. Os colegas que são pediatras do Samu rapidinho ligaram também. O acolhimento dela na maternidade José Maria foi super rápido. Gerou uma comoção enorme no nosso serviço, de todas as pessoas que são pais e mães como eu”, disse a médica.
A criança está na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, no bairro do Pau Miúdo, e tem estado de saúde estável. Ainda não há informações de para onde ela será levada. (G1/BA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário