Senac promove ações de gastronomia em abrigos de Belo Horizonte
Ação gratuita levará oficinas de capacitação na área de gastronomia para moradores dos Abrigos Anita Gomes e Maria Maria
Projeto desenvolvido por alunos e docentes do curso superior de Gastronomia do Senac (Rua dos Tupinambás, 1038 – Centro – BH) visa promover oficinas com objetivo de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, assim como a reinserção desse público no mercado de trabalho, com foco na geração de renda, bem como promover a saúde das moradoras por meio de ações de educação alimentar e nutricional.
O Gastronomia Solidária nasceu em 2018 por meio de uma ação que o Senac realizou em parceria com o Rede de Carreiras no abrigo Anita Gomes durante o Dia do Pão de Queijo. “Nesse dia, tivemos a oportunidade de conhecer melhor o abrigo localizado no Centro, praticamente nossos vizinhos, e pensamos como seria interessante desenvolver práticas de extensão acadêmica em parceria com esse público”, conta Cristiana Gomes, coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac de Belo Horizonte.
Os professores, junto aos alunos, estruturaram o projeto que teve sua primeira edição em 2019. “O principal objetivo é oferecer oficinas de capacitação para os moradores do abrigo, com ênfase para que eles pudessem ocupar vagas de auxiliares de cozinha no mercado de trabalho”, completa Cristiana.
Mantendo-se as temáticas do projeto, como Empreendedorismo, Sustentabilidade, Histórias e receitas de família sustentáveis, esse ano o Gastronomia Solidária chega a sua 4ª edição com oficinas com foco em: Entrevistas de Emprego/Elaboração de Currículos/Cadastro no Rede de Carreiras; Noções gerais sobre sustentabilidade na gastronomia/Reaproveitamento do óleo de cozinha - Produção de Sabão; Considerações sobre Cozinha Afetiva/Coleta de receitas para produção do E-book; Higiene Pessoal/Higiene Operacional/Manipulação e Contaminação de Alimentos/Armazenamento, distribuição e rotulagem dos alimentos; Técnicas básicas de cortes, produção de caldos/fundos, etc.
Inspirado no Gastronomia Solidária, outro projeto de extensão foi criado, esse para atender o Abrigo Maria Maria. Fundado em junho de 2000, o local conta com 40 vagas e abriga atualmente 24 moradoras. Situado no bairro da Lagoinha, região Noroeste da capital, atende “mulheres acima de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação”.
O abrigo é gerenciado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, e tem como objetivo o acolhimento e atendimento socioassistencial dessas mulheres em situação de rua, possibilitando a reorganização e o planejamento de vida, viabilizando a saída definitiva das ruas.
Serviço:
Projeto Gastronomia Solidária
Endereço: Rua dos Tupinambás, 1038 – Centro – BH
Informações: 0800 724 4440
Nenhum comentário:
Postar um comentário