quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Artista plástico flagra desperdício de água em praça de Montes Claros


Um vídeo gravado e divulgado nas redes sociais por um artista plástico denuncia um desperdício de água na Praça Cívica, no bairro Ibituruna, em Montes Claros. 
Márcio Leite conta que estava trabalhando no ateliê dele quando ouviu um barulho parecido com chuva e foi conferir o que era, até porque a maior cidade do Norte de Minas vive um dos períodos mais críticos de abastecimento de água dos últimos tempos e há um longo período não chove. 
“Eu pensei que fosse chuva, tamanha a força da água. Além disso, a irrigação é automática, o que impossibilitou que eu pudesse desligar a água, eu procurei uma torneira, mas não encontrei. A pressão da água era muito forte e era muita água saindo, o que me deixou bastante preocupado”, relata.
Márcio explica, ainda, que a intenção não era causa polêmica nas redes sociais, mas sim, alertar a população.
“A praça é muito bem cuidada, mas nesse momento onde todo mundo está preocupado com a água, eu acho incoerente molhar plantas e deixar jorrar, molhando o asfalto. Eu fiquei indignado com isso, porque está faltando água para todos e nós temos que ter cuidado com esse recurso tão precioso. Minha intenção foi alertar a população, porque pode ser que isso aconteça em outros lugares e o cidadão precisa ficar atento. Queria causar reflexão nas pessoas”, comenta.
O vídeo foi gravado no fim da tarde de segunda, por volta das 17h. Márcio permaneceu no ateliê até às 8h e ao sair, a água ainda não tinha cessado.
“Eu imaginei que em 20 minutos cessaria a água, mas, quando eu sai, ainda estava jorrando água intensamente. Foi bom que eu tomei banho pois, quando eu cheguei em casa, não tinha água”, brinca.
A Praça Cívica, onde o vídeo foi feito, faz parte do projeto da prefeitura, Adote o Verde. Ela foi adotada pela empresa montes-clarense, Antares Motos.
Juliano Caldeira é empresário e trabalha na Antares. Segundo ele, molhar o asfalto é inevitável.
“É utilizado na praça o sistema de irrigação, então molha toda a praça, com a água rodando. Então é obvio que vai jorrar para outros lugares. O que é preciso entender é que, se estivesse jogando água fora, a grama estaria verdinha, não é o que acontece”, explica.
O empresário explica, ainda, que a empresa tem o compromisso de cuidar da praça e água utilizado vem do posto que funciona em frente. 
“Nós usamos a água do poço artesiano do posto que funciona em frente à praça. Nós temos o compromisso com a prefeitura de cuidar da praça. No dia do acontecido, que o vídeo foi gravado, eu liguei para a Secretária de Meio Ambiente e expliquei o que estava acontecendo e perguntei se eles queriam que a empresa parasse de molhar a praça, eles falaram que eu pudesse continuar”, relata o empresário.
Juliano garante que a praça é molhada uma vez por semana e que a situação de desperdício não é recorrente.
Aclindo Júnior, gerente de preservação e conservação ambiental, contou que a Secretária faz um controle do projeto. 
“Nós temos o controle em cima dos empresários do adote o verde. No dia, eu conversei com o empresário e ele me garantiu que estaria tentando resolver o problema. O que aconteceu no dia, é que ele usa um sistema de irrigação e ele estava desregulado, mas, ele me garantiu que o problema será solucionado”, afirma.



http://webterra.com.br/noticia/12430/artista-plastico-flagra-desperdicio-de-agua-em-praca-de-montes-claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário