quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PREFEITO JURACY FAGUNDES ANUNCIA INCENTIVO À PRODUÇÃO DE PALMA FORRAGEIRA EM NOVA PORTEIRINHA


Num cenário de seca, a palma é uma alternativa para complementar a alimentação do gado


Presidente da Epamig veio à Nova Porteirinha lançar o Palmas para Minas

Foto Leonardo Leles/Epamig
Valmisoney Moreira Jardim, presidente da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural); o presidente da Epamig, Rui Verneque; prefeito Juracy Fagundes, de Nova Porteirinha; e o gerente regional da Emater-MG em Janaúba, Alberto Magno Fonseca Cardoso.
NOVA PORTEIRINHA (por Oliveira Júnior*) – O prefeito de Nova Porteirinha, o produtor rural Juracy Fagundes Jácome, anunciou nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, que a prefeitura incentivará o cultivo da palma forrageira como maneira do agricultor, principalmente o pequeno produtor, a conviver com a seca. “É comprovado que a palma se dá bem em nossa região e, diante disso, iremos disponibilizar uma área para, inicialmente, servir como o viveiro dessa planta e posteriormente auxiliar na distribuição e plantio da palma”, explicou o prefeito.
O prefeito Juracy Fagundes participou nesta quarta-feira, dia 20, de reunião realizada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) Unidade Norte na cidade de Nova Porteirinha ocasião em que foram apresentadas tecnologias de implantação, manejo e utilização da palma forrageira. Juracy destacou que a palma é resistente à estiagem e se torna como recurso salvador para alimentar o gado perante a falta de pasto.
Foram lançados nesta quarta-feira, 20, em Nova Porteirinha, a Rede Palma e a revista Informe Agropecuário “Cultivo e utilização da palma forrageira”. As ações integram o programa Palmas para Minas, que visa construir o conhecimento desta cultura em áreas de vulnerabilidade climática de Minas Gerais. Em um cenário de seca, como pode ser observado no semiárido brasileiro, a palma é uma alternativa para complementar a alimentação do gado, além de ajudar na hidratação, já que é composta por cerca de 90% de água.
Foto Leonardo Leles/Epamig
Para o produtor Uelton Moreira, de Janaúba, a palma é a única fonte de alimentação disponível para seu gado leiteiro.
De acordo com o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, a pesquisa busca, junto com demais parceiros, contribuir para o desenvolvimento sustentável da pecuária na região. “A palma é uma planta que se adapta a longos períodos de estiagem e exige poucos recursos hídricos para o plantio. Acreditamos que essas parcerias possam ampliar as ações e trazer mais qualidade para o rebanho e à vida do produtor rural”, afirma.
Desde 2009, a Epamig desenvolve estudos e incentiva o cultivo da palma. Nesses oito anos, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), já foram distribuídas cerca de 400 mil mudas desta planta, que é fonte de água e energia para o rebanho. Segundo a chefe da Epamig Norte de Minas, Polyanna de Oliveira, a Rede irá trabalhar para ampliação também dos resultados de pesquisa. “A proposta é termos a indicação das melhores variedades de palma forrageira para o Norte de Minas e Bacia do Jequitinhonha, além de construirmos coletivamente um sistema de produção compatível com à realidade do nosso estado, assim como já acontece nos semiáridos baiano e pernambucano”, ressalta.
Na fazenda Santa Marta, em Janaúba, a palma é a alimentação das vacas criadas pelo produtor rural Uelton Moreira, conhecido por Tom Tom. Ele é um dos produtores que receberam mudas para multiplicação e conta que antes de iniciar a cultura da palma perdeu mais de 20 vacas, que morreram em função da seca. “Hoje consigo manter uma produção de leite de 220 litros por dia”, comemora.
Foto Leonardo Leles/Epamig
Rede Palma irá ampliar a multiplicação e estudos sobre a cultura da palma no Norte de Minas.
De acordo com a pesquisadora da Epamig Leidy Rufino, a palma é uma alternativa para complementar a alimentação do gado, mas é necessária a continuação dos trabalhos na geração e na divulgação de informações referentes a cultivares, técnicas de cultivo e formas de uso. “Isso pode resultar no sucesso da atividade, na segurança ambiental, produtiva, alimentar e econômica de milhares de famílias”, explica.
A edição Informe Agropecuário da Epamig “Cultivo e utilização da palma forrageira” conta com dez artigos, com informações sobre tecnologias de cultivo, com alto rendimento e qualidade da forragem, levando em consideração índices técnicos, para que a atividade tenha sustentabilidade. São apresentadas, também, formas de uso da palma forrageira na alimentação tanto de bovinos quanto de humanos.
A edição foi produzida em parceria com instituições de ensino, com destaque para o Instituto Federal Baiano e a Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. Além disso, diversos especialistas participaram da edição coordenada pelos pesquisadores Maria Geralda Vilela Rodrigues, Ariane Castricini, e Sérgio Luiz Rodrigues Donato. (*com informações da Ascom da Epamig)

http://oliveirajunior2.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário