sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Rios que abastecem a Barragem de Juramento estão secos



A crise hídrica é o assunto mais latente dos últimos tempos. Montes Claros tem enfrentando um longo período de estiagem. A Barragem de Juramento já não é mais capaz de abastecer 70% da cidade. Mas, o problema, começa muito antes do uso inadequado da população.
O Webterra teve acesso a vários vídeos filmados por um produtor rural da região de Juramento. Neles, a realidade dos rios é nua e crua. Uns secos, outros apenas com um filete de água. 
“O que eu posso dizer é que aqueles córregos que abastecem a barragem da Copasa secaram todos. Mas isso, não é de agora, tem uns três ou quatro anos. O rio Canoas não existe mais, é um dos que abastecem a barragem. O Saracura só tem um filete de água, uma criança de quatro ou cinco anos, que sabe andar, consegue atravessar o rio sem. Dia 28 deste mês o rio Juramento teve um pedaço cortado”, relatar o produtor rural, Deijair Flávio Maia
Romualdo Alves Maia é morador de Juramento há três anos comenta que o principal motivo para a morte dos rios é a seca que está instalada na região.
“O pessoal que faz irrigação aqui perto da região foi proibido por causa do volume. A falta de chuva tem castigado bastante a região e os rios, a água está pouca”, conta.
A promotora, Aluísia Beraldo Ribeiro, em entrevista ao Webterra, explicou que a Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) fiscalizou toda a extensão dos rios Canos, Saracura e Juramento.
“Durante a fiscalização, foram 24 autuações de ausência de outorga, captação irregulares superficiais e subterrâneas em vários pontos do rio, especialmente no Juramento. Ao longo do curso d’água vários produtores rurais fazem uso do rio para dessedentação  animal e irrigação”, explica.
Aluísia conta, ainda, que a Copasa retornou ao Ministério Público contando que após está ação, a água do rio voltou a correr.
“O rio já não estava chegando à barragem de Juramento há algum tempo. De imediato, quando a fiscalização foi feita, há 30 dias, houve essa volta do fluxo da água, posteriormente o rio parou novamente, certamente em razão desta seca terrível que estamos vivenciando. No Norte de Minas em especial nós temos um agravamento terrível devido a estarmos indo para o sexto ano de seca”, comenta.


Confira os vídeos da situação dos rios Canoas e Saracura:   https://youtu.be/_fJerZx5_sA

http://webterra.com.br/noticia/12368/rios-que-abastecem-a-barragem-de-juramento-estao-secos


Nenhum comentário:

Postar um comentário