quinta-feira, 12 de outubro de 2017

LUTO Janaúba se une em oração por suas vítimas Familiares e amigos da professora Heley de Abreu e das crianças celebraram duas missas de sétimo em homenagem às vítimas

Moradores de Janaúba participam de missa em homenagem às vítimas de Janaúba
Moradores de Janaúba participam de missa em homenagem às vítimas de Janaúba

PUBLICADO EM 11/10/17 - 22h44

Familiares e amigos da professora Heley de Abreu Silva Batista e das crianças mortas na tragédia de Janaúba celebraram na noite desta quarta-feira (11) duas missas de sétimo dia em homenagem às vítimas. Na catedral da cidade, o padre Paulo, de Nova Porteirinha, deixou uma mensagem de esperança para confortar a família de Heley. "Essa missa nos dá a certeza de que Heley agora descansa na paz do senhor. Nela morreu a carne. A matéria já não está mais no meio de nós. Mas a alma de Heley não morreu. Seu espírito é imortal", disse o celebrante.
Durante a homilia, o padre lembrou do ato heroico de Heley no dia da tragédia. Segundo relatos, a professora, mesmo com o corpo em chamas, entrou e saiu várias vezes da sala coberta por fogo e fumaça para retirar suas crianças. "Não há amor maior do que doar a vida pelos seus irmãos. E ela fez isso. Doou livremente a sua vida pelas suas crianças", disse. "É tendência natural das pessoas correr diante de qualquer perigo. Mas ela não correu, ela enfrentou. Se não fosse ela, a tragédia seria muito maior".
Não muito distante dali, na Paróquia de Santo Afonso, as comunidades de Rio Novo, Barbosa e Santa Terezinha lotaram a igreja para orar por suas crianças. Logo na primeira fila, três modelos de camisas brancas estampavam fotos com os rostinhos sorridentes dos meninos e meninas que não resistiram ao incêndio. Com olhares distantes, como se não acreditassem estar ali, muitas mães choraram, abraçadas por seus familiares, durante toda a celebração.
Ao fim da missa, membros da paróquia entraram carregando uma rosa branca para cada vítima, incluindo o vigia Damião Soares dos Santos, responsável pela tragédia, e as depositaram sobre a bandeira de Janaúba. Um vídeo com imagens das crianças também foi reproduzido próximo ao altar. Atento às imagens, um garoto dizia em voz alta os nomes de cada coleguinha que via estampado naqueles registros, rostos que já deixam tanta saudade na região.
Os celebrantes ressaltaram que o povo gorutubano é um povo de muita fé e esperança e, mesmo diante da dor, sabe colocar Deus em primeiro lugar. Como homenagem, familiares de vítimas da tragédia de Realengo, no Rio de Janeiro, também enviaram uma mensagem de esperança, que foi lida do altar para as mães.
Para o bispo Dom Ricardo Brussatti, da Diocese de Janaúba, a mensagem que fica é para as famílias realizarem os sonhos de suas crianças. "Que os sonhos das crianças sejam realizados nos que ficam aqui. Que as famílias possam dar continuidade a esses sonhos como sinal de amor e de construção de um mundo de fraternidade", disse.

Presente na celebração, o prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes, também deixou uma mensagem de esperança à comunidade. "Janaúba está triste. Mas a vida continua. Tenho obrigação de dar tranquilidade a eles e garantir que não vai lhes faltar todo o atendimento necessário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário