quarta-feira, 1 de maio de 2019

II Semana de Luta Antimanicomial - 2019 o Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (GEPESM) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

II Semana Luta Antimanicomial EEnf




II Semana de Luta Antimanicomial


Neste ano de 2019 o Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental (GEPESM) da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul lança a segunda edição da II SEMANA DE ATIVIDADES DE LUTA ANTIMANICOMIAL da EEnf UFRGS no período de 13 a 18 de maio de 2019.


Essas atividades resgatam o slogan Por uma sociedade sem manicômios como forma de reflexão acerca das conquistas realizadas pela experiência da Reforma Psiquiátrica brasileira, mas também, como forma de manifesto contra o desmonte da Política de Saúde Mental promovido pelas mudanças propostas pela “nova” política da área.


Observa-se, que desde 2017, o campo da Atenção Psicossocial tem sofrido importantes ataques e retrocessos frente às imposição desta “nova” política, por meio do resgate e fortalecimento de elementos característicos do paradigma asilar (manicomial, hospitalocêntrico e centrado na doença).


Tal constatação coloca em risco as conquistas alcançadas pelas Políticas de saúde mental criadas a partir das diretrizes da Lei 10.2016/2001 que, além de redirecionar o modelo assistencial (superar manicômios e fortalecer redes de cuidado), defende o direito das pessoas com transtorno mental ou que abusam de drogas. Essas prerrogativas estão em risco!


Com o objetivo de mobilizar a comunidade da Escola de Enfermagem (alunos, professores e técnicos administrativos), bem com a comunidade externa à Escola e a sociedade, neste ano de 2019, realizaremos atividades alusivas à necessidade de todos se envolverem nesta luta por uma sociedade sem manicômios. Realizaremos atividades ao longo de toda semana (13-18/05) no pátio e na recepção da Escola. A programação da semana conta com atividades como: Varal Interativo, Exposição de Fotos e participação do Serviço GeraçãoPoA (grupo de Geração e renda da Secretaria municipal de Saúde), que estarão expondo seu trabalho e arte para o público participante.


O dia da Luta Antimanicomial (18/05) coincidiu com a atividade de Portas Abertas da UFRGS, em que a comunidade externa à universidade, sobretudo alunos de ensino médio, vem conhecer os cursos da área de saúde para fazer suas escolhas profissionais. Assim, como oportunidade de ampliar o alcance das atividades deste evento, no sábado será apresentado o papel da Enfermagem em Saúde Mental como uma importante área de atuação do enfermeiro na sociedade.


Contamos com a participação da comunidade, sobretudo da Escola de Enfermagem, para nos engajarmos nessa luta em defesa de um cuidado em LIBERDADE!


Sem retrocessos!

PROGRAMAÇÃO



2ª f. (13/05)
3ª f. (13/05)
4ª f. (13/05)
5ª f. (13/05)
6ª f. (13/05)
Sáb. (13/05)
8h
Varal
Exposição de fotos
Exposição do GeraPoa (geração de renda)
Varal
Exposição de fotos
Varal
Exposição de fotos
Varal
Exposição de fotos
Varal
Exposição de fotos
Varal
Exposição de fotos
Portas Abertas/ UFRGS - Enfermagem em Saúde Mental
12h
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço
Almoço

14h

Varal

Exposição de fotos


Varal

Exposição de fotos

Varal

Exposição de fotos


Varal

Exposição de fotos


Varal

Exposição de fotos


-
Endereço Escola de Enfermagem (UFRGS): Rua São Manoel, 963, Bairro Santa Cecília, Porto/RS CEP 90620-100  - Telefone: (51) 3308-5226

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
ATIVIDADES DE SEMANA DE LUTA ANTIMANICOMIAL
1
Varal Interativo
Coordenadores: Alunos graduação, Mestrandos, Doutorandos e Professores de Enfermagem
O varal interativo busca oportunizar aos participantes (comunidade interna e externa à Escola) compartilhar e expor suas ideias sobre o sentido da Luta Antimanicomial. Como forma de expressão, o varal apoia-se na expressão gráfica que o autor sentir desejo em manifestar. Assim, tem-se a oportunidade de compor uma construção coletiva no varal interativo como forma de sensibilização e engajamento com esta luta.
2
Mostra de Fotos dos Modelos Assistenciais em Saúde Mental
Coordenadores: Alunos graduação, Mestrandos, Doutorandos e Professores de Enfermagem
Esta atividade revela as diferentes faces do Modelo assistencial em saúde mental experimentado no Brasil e em muitas partes do mundo. Mostra as ações iatrogênicas e perversas de um modelo ultrapassado que insiste em querer retornar, ao passo que revela a beleza necessária de cuidar e ser cuidado em liberdade.

3
Exposição do GeraPoa (geração de renda)
Coordenadores: Usuários e profissionais do Serviço de Geração de Renda da SMS
GerAção POA – Oficina Saúde e Trabalho trata-se de um serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre apoiado na lógica de cooperativas sociais e de geração de renda para pessoas com transtornos mentais ou com problemas relacionados ao abuso de substâncias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário