quarta-feira, 1 de maio de 2013

RECENSEAMENTOS - Quem chegou a essa conta dos 22 milhões de brasileiros excluídos da pobreza?



Quem chegou a essa conta dos 22 milhões de brasileiros excluídos da pobreza?


Exercício de cultura inútil: há uma estimativa que indica ser de 6.178 o número de pessoas que morrem no mundo a cada hora – o que equivale a cerca de 150 mil mortes por dia. Quem seria o responsável por essa conta macabra, ninguém sabe. Por ela, 54 milhões de seres humanos deixam de existir a cada ano. 
Lembrei-me de ter visto tal estatística em algum lugar, porque o governo federal diz ter excluído da miséria 22 milhões brasileiros nos últimos dois anos. Novamente cabe a pergunta: quem fez essa conta? Bom, a presidente Dilma Rousseff deve saber do que está falando, porque, efetivamente, há a sensação de que as coisas melhoraram para os mais pobres no país – ainda que por intermédio das bolsas isso e bolsas aquilo que os governos não param de criar. 
Mas a pergunta não é de todo improcedente: quem contou esses 22 milhões de brasileiros alçados à condição de ex-miseráveis... Teria sido o IBGE? Se tantos miseráveis atravessaram o portal que os tiraria dessa condição de resto inaceitável, porque a miséria continua tão visível Brasil abaixo e Brasil acima. Eis a questão. O assunto, claro, será mote da próxima sucessão presidencial com a presidente prestando contas de uma das suas promessas de governo. A miséria, contudo, não se extingue por atos de vontade nem por carradas de marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário