sexta-feira, 24 de junho de 2016

Justiça recebe denúncia contra cinco investigados na operação Curinga Ação, deflagrada em 2014, apontou fraudes no INSS em Monte Azul. Envolvidos são acusados de falsificar documentos para aposentadorias.

O Tribunal de Justiça Federal em Janaúba recebeu denúncia contra cinco pessoas suspeitas de fraudarem o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A denúncia, feita pelo Ministério Público Federal (MPF), foi divulgada nesta sexta-feira (24), já que corria em sigilo, e apresentou dados da operação Curinga, realizada, em 2014, em ação conjunta do MPF, Polícia Federal e INSS.
De acordo com o MPF, foram denunciados o vice-prefeito da cidade, Antônio Idalino Teixeira (PT), os vereadores Geraldo Moreira dos Anjos (PT) e Marineide Freitas Ferreira Silva (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Azul, Antônio Fernandes Tolentino, e o secretário do sindicato, Nilton Rodrigues Nunes.
A investigação aponta que “os acusados falsificavam documentos e forjavam fatos para conceder aposentadorias e outros benefícios previdenciários rurais a pessoas que não preenchiam os requisitos legais”. O prejuízo apontado na denúncia ultrapassa R$ 184 mil.
O MPF diz também que os envolvidos cometiam ainda crimes eleitorais e contra a administração pública do município de Monte Azul.
G1 tentou falar com os acusados, mas nossas ligações não foram atendidas.
A operação
As investigações foram realizadas no ano de 2014 e identificaram que aposentadorias rurais eram concedidas irregularmente mediante pagamentos para os facilitadores da fraude e com o objetivo de captação de votos. O grupo criminoso atuava em Espinosa, Monte Azul e Montes Claros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário