Programa de Arbitragem Acadêmica, gerido pelo Núcleo Una de Solução de Conflitos, profere sua primeira sentença
Iniciativa inédita no Brasil traz celeridade na resolução de conflitos em parceria com o TJMG
O programa de extensão Arbitragem Acadêmica, gerido pelo Núcleo de Solução de Conflitos (NUSC) da Cidade Universitária Una, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), acaba de proferir a sua primeira sentença. O conflito tinha como objeto questões envolvendo contrato de financiamento de veículo e as partes acordaram em extinguir o processo, solucionando a questão por meio do compromisso arbitral judicial. A iniciativa, pioneira da Una, consiste em um método de solução de conflitos alternativo ao Poder Judiciário, por meio do qual um ou mais árbitros emitem decisões com força de sentença judicial. O uso desse modelo permite trâmites mais simplificados, ágeis e menos formais.
“É fundamental que a sociedade passe a considerar que existem outros caminhos para a solução de conflitos, que nem sempre estarão atrelados diretamente ao Judiciário. Por isso, proferir nossa primeira sentença é um grande avanço rumo a essa mudança de mentalidade. O projeto corrobora com a responsabilidade social da Una em mudar a realidade, fazendo com que, de forma geral, todas as partes envolvidas saiam ganhando em eficiência, celeridade e segurança jurídica”, destaca a professora Camila Linhares, uma das fundadoras do programa.
Segundo o professor Daniel Secches, o proferimento da decisão concretiza uma nova cultura no tratamento de conflitos, que passa por uma política judiciária nacional de tutela adequada das controvérsias e por uma nova abordagem do tema nas práticas jurídicas da instituição de ensino. “Contribuímos com a sociedade ao mesmo tempo em que promovemos uma formação qualificada aos alunos de Direito. Eles adquirem experiência prática efetiva na condução dos procedimentos arbitrais e chegam ao mercado com um viés mais pacificador, interessados em resolver conflitos, sem necessariamente judicializá-los”, conclui Daniel.
Como funciona
O serviço de Arbitragem Acadêmica, atualmente abrigado no Núcleo de Soluções de Conflitos – NUSC, com sede na Cidade Universitária Una, já oferece assistência gratuita à população. O modelo amplia outros métodos de solução de conflitos em cumprimento à resolução do Ministério da Educação vinculado à atividade extensionista. O julgamento do case é realizado por meio de um colegiado formado por um professor e dois ou quatro alunos capacitados pelo projeto. O serviço está disponível ao público com atendimento gratuito para causas que não deveriam estar no Judiciário, como, por exemplo, lides envolvendo consumidores e empresas aéreas, bancos, seguradoras, entre outras.
Fernanda Teixeira Relacionamento com a Imprensa Rede Comunicação de Resultado (31) 9 9887-2520 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário