Por Ana Paula Paixão
A Santa Casa Montes Claros, através das clínicas Radilais e Oncocenter, realizou na última sexta-feira 23, o 3º Simpósio Norte Mineiro de Tumores Gastrointestinais. A iniciativa teve como objetivo reunir profissionais médicos para discussão de casos e atualização sobre novas técnicas e processos em relação ao tratamento deste tipo de tumor. Durante a abertura, o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, falou sobre a importância da iniciativa. “Os desafios em se tratando de saúde, especialmente na área oncológica, são diversos. Portanto, encontros como estes são mais que necessários para o aperfeiçoamento da nossa equipe multidisciplinar”, ressaltou o gestor.
O evento, que contou com a participação de especialistas que são referência no Norte de Minas, também contou com palestra de médicos renomados em Belo Horizonte e São Paulo. “O encontro é uma maneira de podermos oferecer nosso compromisso com a melhor opção de tratamento disponível na atualidade para cada paciente”, explica a coordenadora do Serviço de Radioterapia da Santa Casa Montes Claros e Clínica Radialis, Dra. Lucianne Maia.
Para a coordenadora do Serviço de Oncologia da Santa Casa Montes Claros e da Clínica Oncocenter, Dra. Cláudia Teixeira, o simpósio representa uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Estes tumores representam uma fração muito grande de atendimento na oncologia, por isso, é muito importante o rastreamento e a detecção precoce dos mesmos, pois diagnosticado precocemente as chances de cura aumentam muito”, fala.
O 3º Simpósio Norte Mineiro de Tumores Gastrointestinais foi dividido em três módulos. Sendo o primeiro Esôgago-Gastrico, que abordou temas como: Tratamento Trimodal do Câncer de Esôfago: os desafios da cirurgia após quimioterapia; Câncer Gástrico e Imunoterapia nos Tumores Gastroesofágicos. No segundo módulo, dedicado para discussões sobre Pâncreas e Hepato-Biliar, os temas apresentados foram: Cirurgia Minimamente Invasiva do Câncer de Fígado e Pâncreas; SBRT em Tumores Pancreáticos e Hepáticos e O Papel da Radiologia Intervencionista no Tratamento das Lesões Hepáticas.
Já no terceiro e último módulo, que teve como foco o Colorretal, os assuntos abordados foram: Terapia Neoadjuvante Total em Câncer de Reto; Cirurgia Minimamente Invasiva do Câncer de Reto e Sequenciamento do Tratamento Sistêmico no Câncer Colorretal Metastático.
ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
Tel.: 38 3229.2205 98834.1267
Nenhum comentário:
Postar um comentário