SANTA CASA CHAMA A ATENÇÃO PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Por Ana Paula Paixão
No dia 27 de setembro foi comemorado o Dia Mundial da Doação de Órgãos. Para celebrar a data, a Santa Casa Montes Claros, através da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) e o Serviço de Transplantes, realizou diversas ações durante a última semana do mês para chamar a atenção sobre a importância da doação.
Entre as atividades, nos dias 26 a 30 os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de transplantes no hospital. A exposição foi um momento no qual foram destacados os principais marcos do serviço na instituição, como a implementação em 1993.
Além disso, ao longo da troca de plantão dos colaboradores, os mesmos foram agraciados com um musical entre os dias 27 e 28. Na oportunidade, eles recebem um calendário temático como brinde. E para registrar o momento, durante dois dias foi disponibilizada uma cabine de fotos, também temática, para reforçar a importância da conscientização.
Para se tornar um doador de órgãos é muito simples, basta apenas avisar a família sobre a decisão, uma vez que são os familiares que decidem. Atualmente, a Santa Casa Montes Claros realiza a captação e o transplante de órgãos (rim, fígado, córnea, tecido musculoesquelético e transplante de medula óssea autólogo).
Os casos que são possíveis a doação são em virtude da morte encefálica, que é a interrupção definitiva das funções de comando do cérebro. Essa situação é classificada como irreversível e pode ocorrer em contextos de traumatismo craniano, acidentes com arma de fogo, acidente vascular cerebral, alguns tipos de tumores primários cerebrais ou lesão cerebral por falta de oxigênio (como parada cardíaca e apneia prolongada.
ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
Tel.: 38 3229.2205 98834.1267
Nenhum comentário:
Postar um comentário