quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PREFEITURA DE JANAÚBA DECIDE NÃO PROMOVER O CARNAVAL 2013


JANAÚBA  – O circuito do carnaval na avenida Beira-Rio (BR-122) ficará vazio durante os festejos carnavalescos deste ano. Isso porque a prefeitura de Janaúba decidiu não promover a folia neste ano por entender que o município, principalmente a prefeitura, passa por uma crise financeira.

“Jana-folia”, carnaval promovido pela prefeitura de Janaúba entre 2001 e 2008.
Desde a primeira semana de janeiro isso já era evidenciado pela atual administração, denominada de “Novos Caminhos”, inclusive diante da impossibilidade de efetuar o pagamento de dezembro ao funcionalismo público no 5º dia útil. Os servidores receberam o pagamento ontem, quarta-feira, dia 16, e a expectativa é de que a folha de janeiro seja quitada no prazo regular, ou seja, no 5º dia útil de fevereiro. Em entrevista ao jornal Estado de Minas desta quinta-feira, dia 17, o prefeito Yuji Yamada (PRP) disse que o cancelamento do carnaval “foi uma decisão muito difícil, mas seria uma irresponsabilidade neste momento de dificuldade organizar a festa, faltando poucos dias (para o evento)”. Japonês de nascimento e com quase 30 anos morando em Janaúba, Yuji cita que “a prefeitura vai focar em prioridades como saúde e educação”.
Entre 2009 e 2012 a prefeitura de Janaúba também realizou o carnaval com nomes diferentes nos quatro anos. Em 2009 foi “Jana-alegria"
 A decisão da administração foi confirmada na manhã desta quinta-feira, dia 17, pelo chefe de gabinete, Carlos Eduardo Aguiar, em contato com o site do Jornalista Oliveira Júnior. Carlos Eduardo informa que ainda nesta quinta-feira a prefeitura divulgará nota oficial referente a não realização do carnaval que, desde 1989, tem colocado Janaúba como referência turística no período da folia. Ele alega que além da dificuldade financeira pela qual a nova gestão passa, o município convive com a longa seca que até ameaça a instituição de racionamento de água na cidade diante da drástica redução de água na barragem de onde é captada a água para o abastecimento da população.
AUDITORIA NA PREFEITURA
  Em primeiro mandato, o prefeito Yuji Yamada determinou uma auditoria para avaliar as contas que herdou do prefeito anterior, José Benedito Nunes Neto (PT), mas já tem um diagnóstico: faltam recursos para a festa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário