sábado, 9 de março de 2013

JANAÚBA - UNIMONTES ANUNCIA HOJE, 8 DE MARÇO, O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DE JANAÚBA

MONTES CLAROS (por Luís Cláudio Guedes) – A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anuncia nesta sexta-feira, dia 8 de março, às 11 horas, a emissão das ordens de serviços que autorizam o início das obras das escolas técnicas que serão construídas em Minas Gerais no âmbito do Programa “Brasil Profissionalizado”. Uma delas será em Janaúba. O encontro será presidido pelo reitor João dos Reis Canela e deve contar com as presenças dos prefeitos dos municípios beneficiados, juntamente com outras autoridades e convidados.
A criação das 13 unidades do programa em Minas foi anunciado há pouco mais de três anos pelo ex-presidente Lula, em visita ao Vale do Jequitinhonha. Só agora há a sinalização de que as escolas vão sair do papel. As obras serão implantadas pelo Ministério da Educação com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Governo do Estado. Conforme convênio assinado com o MEC/FNDE, a Unimontes será responsável pela implantação dos centros de formação profissionalizante de nível médio/técnico em 13 municípios mineiros. Os investimentos são da ordem de R$ 96 milhões.
O programa também conta com a parceria dos municípios, que doaram os terrenos e garantiram a infraestrutura necessária para o início das construções: terraplanagem, acesso pavimentado e redes de água, esgoto e energia elétrica.
Durante a solenidade desta sexta-feira, haverá a comunicação oficial da conclusão do processo licitatório, seguida da expedição das ordens de serviço. De acordo com pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, Juventino Ruas Abreu Júnior, serão expedidas as ordens para a construção das escolas técnicas em 10 municípios: Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Janaúba, Joaíma, Manga, Monte Azul, Taiobeiras e Unaí. Os serviços deverão ser concluídos dentro de um ano. A Unimontes ainda realizará a licitação para a implantação das escolas técnicas em outras três cidades contempladas pelo programa: Ibirité, Lagoa Santa e Pompéu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário