segunda-feira, 25 de março de 2013

Ministro anuncia reabertura do Frigorifico de Janaúba


Foi anunciado pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nessa sexta-feira (22), a reabertura do Frigorífico de Janaúba, uma das cinco unidades do Grupo Kaiowa, que decretou falência há 15 anos.
O anúncio foi feito durante o simpósio “Rotas para o Futuro”, do qual o ministro foi palestrante. O evento, realizado durante a manhã no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), foi promovido pelo Sistema Fiemg. A reabertura do frigorífico, que tem capacidade de abater 1,2 mil cabeças de gado/dia, será oficializada nos próximos 30 dias.
O ministro também se comprometeu a trabalhar pela reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros, reivindicação das entidades empresariais presentes ao encontro. “Não há nenhum sentido em Montes Claros ficar sem o escritório, que já existiu e que precisa ser reativado. Faço o compromisso de reabrir esse escritório. Se a Sudene alegar que não tem funcionários eu cedo funcionários do meu Ministério”, garantiu.
Foi cobrado de Pimentel, cujo Ministério realiza trabalho conjunto com os órgãos ambientais, apoio contra o rigor na liberação das licenças ambientais para empreendimentos no Norte de Minas. Citou-se o caso do Jaíba, considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. O empreendimento está impedido de se expandir por conta de problemas ambientais. Embora a região do Jaíba fique a quase mil quilômetros do mar, o projeto não recebe licenciamento para sua expansão por conta de a mata seca fazer parte do bioma mata atlântica. O Jaíba já conta com 200 mil hectares de reserva legal.
O próprio Fernando Pimentel citou os casos das barragens de Berizal e Congonhas, na região, que estão com as obras paradas por falta de licenciamento dos órgãos ambientais, embora os recursos já tenham sido liberados pelo governo federal. Pimentel disse que o Brasil está cumprindo à risca os compromissos com o meio ambiente, mas considera que há “exagero” nas exigências dos órgãos ambientais, o que na opinião dele trava o desenvolvimento.
Fernando Pimentel revelou que estará de volta a Montes Claros em maio, para a inauguração da Alpargatas, fabricante das sandálias havaianas. “Até lá espero ter respostas para várias das demandas que me foram apresentadas aqui”, disse.

Palestra
Fernando Pimentel, proferiu a palestra “Os Novos Rumos da Economia Brasileira e o Desenvolvimento Regional”, em que fez um histórico do desenvolvimento econômico recente do país, a partir do fim da ditadura militar, no início dos anos 1980, passando pela estabilização econômica até o momento atual, quando o país comemora as conquistas dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário