terça-feira, 10 de setembro de 2013

NORTE DE MINAS HÁ 40 DIAS SEM MILHO - Conab diz que Norte de Minas vai receber seis mil toneladas de milho até o final do mês


###Falta do cereal prejudica alimentação de animais no Norte de Minas
A falta de milho no galpão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Montes Claros tem gerado preocupação juntos aos produtores rurais do Norte de Minas. Segundo o escritório regional, a última venda foi realizada em 10 de agosto. 
“Já são mais de 40 dias sem o produto. Como os produtores vão fazer? Precisamos de uma reposta urgente da Conab. Nosso receio é perder mais cabeças de animais. Se já não bastasse o prejuízo acumulado por causa do longo período de estiagem ainda vem essa falta de alimento animal? Não podemos ficar calados para mais esse impasse do Governo. Se o milho não chegar com mais rapidez podemos perder mais o gado. Precisamos de mais atenção para os nossos problemas. A chuva nós não podemos trazer, mas soluções para ajudar ao homem do campo sim”, reclama o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto. 
O gerente da Conab na região, Adevaldo Gonçalves de Campos, que atende também os escritórios dos municípios de Salinas, Januária, Janaúba e Almenara, diz que a previsão é de que o produto seja licitado nesta quarta-feira (11) e que milho chegue aos produtores até o dia 22 deste mês. a saca de 60 quilos do produto deverá ser vendida por preços que vriam entre R$ 18,22 a R$ 21.
“Tivemos problemas com os fornecedores. Esse é um dos problemas da falta do produto”, diz Adevaldo. Segundo a Conab, a autarquia deve antecipar a chegada do milho para o Norte de Minas. “Estão previstas seis mil toneladas para a região”, antecipa o gerente, que diz que o milho faz parte do programa de vendas em balcão para atender criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte que utilizam o milho na ração animal. Os Estados que mais receberam os lotes do produto foram Ceará e Rio Grande do Norte, seguidos do Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário