quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CONFLITO AGRÁRIO EM VERDELÂNDIA - Em nota, Incra nega ter estimulado invasão da Fazenda Torta e diz que parte do imóvel será mesmo destinado a quilombolas

  Foto: Michelly Oda/G1 Grande Minas
Segue a repercussão da reação violenta e desnecessária que fazendeiros teriam levado adiante contra a invasão que trabalhadores sem-terra e quilombolas fizeram no último sábado (18) à sede da Fazenda Morro Torto, ou Fazenda Torta (foto), em Verdelândia, no extremo Norte de Minas. A refrega no sertão do norte-mineiro deixou 11 feridos, dois deles baleados, em assalto feito por homens encapuzados na tarde do último domingo. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, os agressores chegaram ao local em picapes Toyota Hillux e uma Mitsubishi L200. Até agora ninguém foi preso.
Em nota divulgada na tarde da terça-feira (21), o escritório regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Minas Gerais repudiou a violência contra os quilombolas e sem-terra. A autarquia diz que “não autorizou ou estimulou a ocupação de área da fazenda Morro Preto”. O imóvel possui 12 mil hectares e parte dessa área, de 1,8 mil hectares, será objeto de ação de desapropriação a ser ajuizada dentro de 15 dias. Segundo o Incra, outras três fazendas serão reivindicadas na justiça em conjunto à Morro Preto. 
O Incra contesta a informação divulgada na imprensa de o ataque ocorrido na Fazenda Morro Preto tenha envolvido pessoas da comunidade quilombola Brejo dos Crioulos, localizada na intersecção dos municípios de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte. Os invasores da Fazenda Torta seriam originários das comunidades Boa-Vistinha e Limeira, que, apesar de terem certificação da Fundação Palmares para efeito de reivindicação de terras que supostamente teriam sediado antigos quilombos, ainda não têm processo de regularização em tramitação no Incra mineiro.
Incra terá terra para 500 famílias

Nenhum comentário:

Postar um comentário