BR-135BA/MG | Jeito novo de viver: UFPR/ITTI dá início a execução de nova Gestão Ambiental de empreendimento rodoviário
Em cooperação com Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Universidade Federal do
Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(UFPR/ITTI), deu início a execução de mais uma Gestão Ambiental de um
empreendimento rodoviário. Dessa vez o trabalho será desenvolvido durante a
implantação e revitalização da BR-135 BA/MG, entre os municípios de
Barreiras/BA e Manga/MG.
Durante as obras, a UFPR/ITTI
será responsável pela supervisão de ações que reduzam danos que eventualmente
possam ser causados à natureza e às pessoas. “Nosso trabalho será dividido
entre a supervisão e a execução de programas ambientais, ou seja, alguns desses
programas são de responsabilidade da empreiteira que estará executando a obra.
Já outros programas ficarão por nossa conta”, explica o biólogo Durval
Nascimento, coordenador das equipes de campo.
Trabalho
O trabalho está concentrado no
Lote 5, entre a divisa de Minas Gerais e o município deCôcos/BA, e no Lote 7.2,
entre o Distrito de Monte Rei, em Juvenília/MG, e o município de
Montalvânia/MG. Em campo as equipes já deram início ao Programa de Proteção à
Flora e Programa de Proteção à Fauna, que contém os Subprogramas de
Monitoramento e Controle de Supressão de Vegetação, de Salvamento de
Germoplasma e Afugentamento e Salvamento de Fauna Silvestre.
No Lote 5, anteriormente ao
início da supressão de vegetação, foi executado os Subprogramas de Salvamento
de Germoplasma. Especialistas realizaram a marcação de árvores que serão
afetadas pelo desmate, coletaram sementes de matrizes arbóreas e transplantaram
algumas mudas de espécies alvo previamente listadas no Plano Básico Ambiental
(PBA) do empreendimento. Em seguida, as sementes foram levadas para um viveiro
montado pela UFPR/ITTI no canteiro de obras da empreiteira, no Povoado de São
João do Porto Alegre, onde houve a semeadura, em sacos plásticos, das sementes
coletadas.
“O objetivo é minimizar os
impactos sobre a flora, por intermédio do manejo de árvores para áreas em que
não haverá desmate, do resgate das sementes e produção de mudas. Objetivando a
continuidade da biodiversidade local”, explica Leonardo Treml, engenheiro
florestal.
Juntamente ao Subprograma de
Salvamento de Germoplasma foi realizado o Subprograma de Afugentamento e
Salvamento de Fauna Silvestre, onde a equipe da UFPR/ITTI realizou caminhamento
na área que será afetada pela implantação da rodovia, verificando a existência
de animais e ninhos. Quando presentes, foram realizados afugentamentos e a
verificação da presença de animaisnos ninhos. Já quando foi constatada a
presença, a área foi identificada e repassada a empreiteira para que não houvesse
o início de atividade de supressão no local, até que houvesse o resgate ou
saída espontânea dos animais.
A partir desses trabalhos, houve
a liberação de áreas para o início da atividade de supressão de vegetação. O
acompanhamento de tal atividade está previsto no Subprograma de Monitoramento e
Controle de Supressão de Vegetação e está sendo realizado pela equipe, sendo
que os engenheiros responsáveis pela Supervisão Ambiental monitoraram os
trabalhos de abertura de off-sets.
Comunidade
O Programa de Educação Ambiental
(PEA) também já deu início as atividades com os trabalhadores das obras no
Lote5 e no Lote 7.2. Os encontros serão realizados uma vez por mês com o
objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre questões ambientais e, assim,
tentar diminuir os impactos negativos das obras nessas regiões.
“São nessas atividades que
podemos fazer os trabalhadores entenderem a responsabilidade que possuem com os
recursos naturais, como as águas, o solo, a fauna e a flora local, e também com
a comunidade que está sendo impactada pela instalação da rodovia. São planejados
trabalhos em grupos, dinâmicas e outras atividades que os faça refletir sobre
essas questões para que passem a tomar posturas mais proativas em relação ao
meio ambiente”, conta a bióloga Camila Cantarelli, responsável pelo PEA.
Para esclarecer as dúvidas da
população diretamente afetada pela obra, os programas de Comunicação Social e
Educação Ambiental organizaram uma série de reuniões comunitárias em Côcos/BA e
Montalvânia/MG, assim como nos povoados desses municípios, no Distrito de Monte
Rei e no Povoado de Lajeado, em Juvenília/MG.
Dezenas de pessoas participaram
dos encontros que contaram com a participação de representantes de vários
programas ambientais executados pela UFPR/ITTI.
Quem não pode participar das
reuniões, ainda tem a oportunidade de enviar questionamentos e sugestões para o
projeto. A equipe de Comunicação Social colocou oito urnas em locais de grande
circulação de pessoas em Côcos/BA, Montalvânia/MG, e nos povoados, para que a
população tenha uma forma de compartilhar suas ideias.
As informações sobre a Gestão
Ambiental também estão disponíveis no Jornal Mural BR-135 BA/MG | Jeito novo de
viver, que foram fixados em estabelecimentos de saúde e comerciais dos locais
afetados pelas obras.
Jeito Novo de Viver
A implantação e revitalização da
rodovia anunciam uma mudança para melhor na vida dos moradores da região
abrangida pelo empreendimento. “Será uma nova rodovia, com mais segurança,
menos poeira, mais facilidade de acesso entre os municípios e melhores
condições de tráfego”, ressalta o prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente da
UFPR/ITTI.
Além disso, a BR-135 BA/MG será
um importante corredor de transporte rodoviário, especialmente para o
escoamento da produção agropecuária dos estados do Maranhão e Piauí, ligados à
Bahia e a Minas Gerais pela Rodovia.
Por esse motivo, a Gestão
Ambiental da BR-135 no trecho entre Barreiras/BA e Manga/MG recebeu o nome de
BR-135 BA/MG | Jeito novo de viver.
Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e
Infraestrutura
(41) 3226-6658 comunicacao@itti.org.br
As obras de pavimentação da BR-135 BA/MG já estão ocorrendo na região de Côcos/BA e Montalvânia/MG.
Em Minas Gerais, o trabalho está mais adiantado, os trabalhadores já estão finalizando a base para dar início a pavimentação da estrada. Já na Bahia as obras estão na fase de limpeza de terreno e instalação de bueiros.
Para diminuir os possíveis impactos causados pelo empreendimento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), será responsável pela Supervisão Ambiental da obra e também pela execução e supervisão de Programas Ambientais.
Segue um release que aborda o trabalho realizado pela Universidade na região de Côcos e Montalvânia e fotos de algumas atividades.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Atenciosamente
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