A reunião organizada pela Abanorte (Foto: Divulgação) |
(Por José Ambrósio Prates) Na manhã da última segunda-feira (12), os dirigentes da Abanorte se reuniram com prefeitos de vários municípios para discutir a internacionalização da fruticultura do Norte de Minas. O objetivo foi apresentar a marca do Jaíba como referência mundial em fruticultura. Apesar do nome alusivo à Jaíba, o projeto abrange municípios que tem como um dos pilares da economia o plantio de frutas no sistema irrigado. A afirmação da região como produtora de frutas, portanto seria boa iniciativa para todas as cidades envolvidas na fruticultura. O processo de criação da marca e da busca de contatos e participação em eventos já vem ocorrendo há cinco anos. Nesse período a região ganhou visibilidade.
O próximo passo será firmar parcerias comerciais que permitiriam a abertura da fronteira do mercado externo às frutas de qualidade do Norte de Minas. Os desafios são grandes para a região conquistar os mercados europeu e asiático. A região do Jaíba já exporta frutas como manga, limão Taiti, pinha dentre outras. Alargar esse leque e principalmente colocar a banana prata na pauta de exportações é o objetivo principal.
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