segunda-feira, 3 de julho de 2017

CHINA ENVIA NAVIOS MILITARES AO MAR MERIDIONAL APÓS INCURSÃO DOS EUA


Agência EFE
Por Agencia EFE

A China confirmou o envio de navios militares e aviões de combate ao Mar Meridional após a incursão de um destróier dos Estados Unidos perto das ilhas Xisha no domingo (2).
"A China posicionou navios militares e aviões de combate para deixar de sobreaviso o destróier americano", declarou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Lu Kang, em comunicado.
As ilhas Xisha ficam no Mar da China Meridional e são consideradas pelos chineses sob sua soberania. O território também é reivindicado por Taiwan e pelo Vietnã.
"A China pede aos Estados Unidos para pôr fim de imediato a este tipo de operações provocativas que violam a soberania do país e ameaçam sua segurança", acrescentou o comunicado.
Foi a segunda vez, desde o início do governo Donald Trump, que os EUA fizeram uma operação desse tipo, nessa região. A primeira aconteceu em 25 de maio no arquipélago Spratley.
Lu qualificou a incursão de "pretexto sob a liberdade de navegação" sem a aprovação prévia da China e destacou que as ilhas são "parte inerente do território chinês", segundo a Lei da República Popular da China sobre o Mar Territorial e a Zona Contígua promulgada em 1996.
O porta-voz do governo chinês acusou Washington de agir na direção oposta ao dos demais países da região, que "aspiram à estabilidade, desenvolvimento e cooperação".


http://g1.globo.com/mundo/noticia/china-envia-navios-militares-ao-mar-meridional-apos-incursao-dos-eua.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário