sexta-feira, 28 de julho de 2017

Montes Claros MG. Catedral realiza festa em louvor ao Senhor Bom Jesus



A Paróquia Nossa Senhora Aparecida Catedral Metropolitana de Montes Claros inicia nesta sexta-feira (28), Festa do Senhor Bom Jesus. Neste ano, a festividade, que aborda o tema “Jubileu dos Trezentos Anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba” e lema “Põe tuas delícias no Senhor e Ele realizará os desejos do teu coração” (Sl 37,4), segue até 6 de agosto
A programação diária da festa em honra ao Senhor Bom Jesus prevê a reza de Novena e do Terço, às 18h30 e; a realização de missas às 19h, no Santuário Bom Jesus, celebrada por diversos padres e pelos bispos da Arquidiocese de Montes Claros. A festividade tem ainda barraquinhas na praça Bom Jesus com comidas típicas neste final de semana (sexta a domingo) e na proxima semana, de quarta-feira (2) a domingo (6).
No dia 5 (sábado), terá o levantamento do mastro do Senhor Bom Jesus com reflexão “Eu te adoro na dor”. No dia 06 (domingo), haverá a Missa dos Enfermos às 7h30; a procissão, às 18h30 e; a solene missa de encerramento, às 19h.

Conheça a Devoção

A devoção teve início no ano de 1550, quando foi inaugurada a Igreja do Bom Jesus de Bouças de Matosinhos, em Portugal, chegou ao Brasil nos séculos XVII e XVIII, quando famílias portuguesas que mudaram para cá começaram a difundir entre os nativos e os escravos a fé no Senhor Bom Jesus.
Assim, aos poucos foram surgindo diversas capelas, Igrejas, Basílicas e Santuários com o objetivo de resguardar e promover esta devoção.
Em Montes Claros, esta devoção existe oficialmente desde 1919, quando foi concluída a construção do Santuário do Bom Jesus, localizado na praça Bom Jesus, no centro da cidade, local onde inicialmente existia a Capela da Cruz das Almas. Desde então, este templo religioso celebra anualmente a Festa do Senhor Bom Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário