SANTA CASA REALIZA ABERTURA OFICIAL DO NOVEMBRO AZUL
Por Ana Paula Paixão
Fotos: Manoel Alves / Texto: Ana Paula Paixão
Em parceria com a Casa Santa Bernadete, clínicas Radialis e Oncocenter, a Santa Casa Montes Claros realizou na última terça-feira, 01, a abertura oficial do Novembro Azul 2022. Com o tema “Unindo laços contra o câncer”, o hospital realizará várias ações ao longo do mês. Referência em atendimento oncológico para o Norte de Minas, a Santa Casa Montes Claros atende atualmente cerca de 800 pacientes com câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais mata no Brasil. No entanto, quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura podem chegar a até 90%.
O INCA estima que sejam diagnosticados no país 65.840 novos casos por ano. Em virtude disso, o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, fala sobre a importância da realização de campanhas de conscientização. "A informação salva vidas. Todos os anos a Santa Casa realiza ações voltadas para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Além disso, temos uma equipe de urologistas, oncologistas e radioterapeutas extremamente capacitada para o atendimento em nossa região”, fala.
Durante o evento de abertura, a médica Lucianne Maia, coordenadora do serviço de radiooncologia da Santa Casa e da Clínica Radialis, também reforçou sobre a importância da união de todos em prol da conscientização. “Me emociona ver tanta gente unida para falar sobre este assunto. O câncer de próstata é uma doença maligna e que causa muito sofrimento físico e moral ao paciente. Então, o que temos a fazer é tentar evitar que essa doença seja diagnosticada tardiamente”, disse.
A Dra. Sabrina Cabral, oncologista da Santa Casa e Oncocenter, também falou sobre diagnóstico precoce. “Se a gente consegue diagnosticar precocemente, podemos alcançar uma cura dos pacientes em mais de 95% dos casos. Sérgio Rametta, urologista, salientou que é fundamental descobrir a doença de forma precoce. “Um paciente com diagnóstico tardio tem as chances de cura diminuídas para cerca de 30%. Então, o homem precisa perder o medo de ir ao médico, uma vez que a doença não apresenta sintomas na fase inicial”.
Serviço:
Programação Novembro Azul
08 e 09 de novembro
Tarde de autocuidados para colaboradores da Santa Casa Montes Claros
23 de novembro
Encontro com Especialistas - Discussão e debate sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata.
Local: Anfiteatro clínicas Radialis/Oncocenter (Av. Mestra Fininha, 621, Centro) I 19h
26 de novembro 2º Pedal Azul
Local: Parque Municipal Milton Prates
Inscrições: R$ 20,00 + 2kg de alimentos não perecíveis. A arrecadação será destinada para a Casa de Apoio Santa Bernadete.
Informações: 38 3222-6055 (whats)
ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros
Tel.: 38 3229.2205 98834.1267
Nenhum comentário:
Postar um comentário