terça-feira, 20 de agosto de 2013

CAPS AD III – 24horas é inaugurado em Chapecó


Para garantir que usuários de crack, álcool e outras drogas recebam atendimento  24 horas, a administração municipal, através da Secretaria de Saúde de Chapecó inaugurou nesta sexta-feira (16), o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas CAPS AD III – 24 horas. Localizado na  rua Porto Alegre, 815-E, centro, integra a Rede de Atenção Psicossocial, destinado a proporcionar suporte integral e contínua as pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. O serviço terá funcionamento durante as 24 horas, inclusive sábados domingos e feriados. Participaram da inauguração, o prefeito de Chapecó, José Caramori, a primeira dama Neyla Caramori e o vice-prefeito Luciano Buligon, entre outras autoridades. 
De acordo com a Secretária de Saúde, Cleidenara Weirich, no CAPS AD III 24 Horas, tem a finalidade de garantir a integralidade do cuidado as pessoas com demandas decorrentes do consumo de álcool, crack e outras drogas e suas famílias, oferecendo atividades a partir de um projeto terapêutico singular com enfoque na reabilitação psicossocial. “Estamos trabalhando para garantir aos chapecoenses o acesso a serviços de saúde de qualidade com agilidade e afetividade. Muito já se foi feito, porém a saúde sempre nos apresenta desafios”, comenta. 
Cleidenara comenta que a hoje o município de Chapecó tem uma estrutura de serviços e atendimentos para saúde mental composta com três CAPS, todos com equipe multiprofissional. Ela comenta que nesses espaços, os pacientes recebem tratamento e acompanhamento psiquiátrico, psicológico, pedagógico, assistente social e também participam de terapias ocupacionais, como por exemplo as oficinas de artesanato. “Toda uma equipe multidisciplinar está preparada para atender esses pacientes”, informou. 
O CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial destinado para atendimentos de crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. 
O CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas destinado para atendimentos de adultos usuários de álcool e/ou drogas. Esse serviço foi ampliado e agora é o CAPS AD III 24 horas, oferecendo atendimento integral aos pacientes. 
O CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial destinado para atendimento de adultos com transtornos mentais graves.
A estrutura do CAPS AD III – 24 horas em Chapecó:
Cinco salas de atendimento individual 
Duas salas de grupos 
Duas salas de oficinas 
Uma sala de coordenação
Refeitório 
Uma sala de enfermagem 
Três almoxarifados
10 leitos 
Um veículo para o transporte de pacientes, visitas domiciliares e serviços gerais administrativos
Uma sala de conforto (equipe de plantão)
Quadro profissional do CAPS AD III – 24 horas: 
Quatro psicólogos
Dois médicos, mais plantão de sobreaviso a noite e finais de semana 
Três enfermeiras 
Um técnico de enfermagem
Dois auxiliares de enfermagem 
Uma assistente social 
Um educador físico 
Um terapeuta ocupacional 
Duas pedagogas 
 Nutricionista 
Equipe apoio (vigilante, motoristas, auxiliares de serviços internos, estagiário)
Atividades terapêuticas desenvolvidas: 
A partir da entrada do paciente no serviço, este é avaliado por uma equipe multiprofissional, que elabora um projeto terapêutico singular, de acordo com a necessidade individual, podendo ser acompanhado em regime não-intensivo, semi-intensivo e intensivo. O projeto terapêutico é desenvolvido com alternativas de continuidade após a saída do CAPs, sendo referenciado a uma equipe de estratégia de saúde da família da Unidade de Saúde de origem.
Atendimento individual: prescrição de medicamento, psicoterapia, orientação.
Atividades em grupos:
Oficinas Expressivas/Oficinas de Imagens 
Objetivos: 
- Promover a experimentação de diversas linguagens e formas de expressão;
- Construir produtos de comunicação social que falem sobre a dependência química a partir da perspectiva do usuário do serviço;
- Exercitar a autoria em iniciativas de prevenção do abuso de álcool e outras drogas;
- Experimentar outros papéis sociais a partir de ações expandidas para fora do CAPS AD.
Oficina de Música/Jogos 
Objetivos:
- Revisar e permitir ressignificar hábitos associados ao uso de álcool e outras drogas;
- Resgatar prazeres independentemente do uso de álcool e outras drogas;
- Promover socialização pela via da cultura local;
- Despertar, desenvolver e/ou retomar sensibilidades e talentos relacionados à música;
- Exercitar habilidades cognitivas e de atenção.
Oficina de Atividade Física
Objetivos:
- Resgatar a auto-estima do usuário do serviço do CAPS AD com ênfase na socialização do sujeito.
Oficinas Geradoras de Renda
Objetivos:
- Proporcionar ao usuário o despertar de habilidades que possibilitem autonomia para atividades da vida diária e despertar o interesse por cursos técnicos em seu território. 
Oficina de Artesanato
Objetivos:
- Confecção de tapete em tear, tricô de prego, tricô de dedos, bordado com agulha mágica, bordado em ponto cruz, bordado em ponto russo, quadros em tapeçaria, pintura em tecido, decoração de barricas.
Oficina de Decoração
Objetivos: 
- Transformar materiais descartáveis (jornal, pet, vidros, latas, garrafas) em arte criativa; Desenvolve habilidades como: trabalhar em conjunto, de improvisar despertando a criatividade favorecendo o desenvolvimento adequado da coordenação motora, atenção, concentração, hábito de persistir, controle da ansiedade, responsabilidade para com o meio ambiente. 
Oficina de Madeira 
- Produção de objetos, peças de arte a partir do reaproveitamento de pedaços de madeira.
Oficina de EVA
- Confecção de flores e arranjos florais, tendo como meta, trabalhar a sensibilidade e a afetividade.
Oficina de Retalhos 
- Transforma retalhos descartados em arte utilitária e decorativa.  Desenvolve o potencial criativo do usuário proporcionando interação e socialização.
Oficina de Lã
- Utilização da lã no trabalho terapêutico através do uso do tear e materiais afins. É um excelente instrumento de expressão e de conhecimento das sensações e sentimentos individuais. Busca valorizar este sujeito aumentando a capacidade de tomar conta de si, envolvendo-o com sua própria saúde, com a possibilidade de relações.
- Com esta oficina foca-se no regate da capacidade destes usuários sentirem afetividade para com outros seres humanos, bem como um novo olhar sobre si mesmo. 
Oficina de Consertos
Objetivos: 
- Apresentar aos usuários possibilidades de aprenderem a trazer ao funcionamento seus utensílios domésticos danificados, com isso também criando e/ou melhorando habilidades pessoais e dando mais autonomia para afazeres em geral, bem como re-significando também sua própria vida de usuário em tratamento.
Oficina de Jardinagem
Objetivos:
- Possibilitar, através da aprendizagem e manejo do solo técnicas de cuidado, limpeza, poda e plantio de flores, verduras, temperos e chás. 
Oficina de Alfabetização/Oficina Pedagógica
Objetivos: 
- Tem a finalidade de desenvolver ou melhorar através de atividades lúdicas o aspecto cognitivo da compreensão e educação. 
Oficina Temática
Objetivos: 
- A Oficina Temática tem o enfoque nas temáticas do ano, nos acontecimentos e o significado das datas comemorativas (ex. Páscoa, Dia das Mães, Finados, Natal). Nesse processo, possibilidades e limitações do sujeito são vislumbrados, bem como suas relações, articulando novos caminhos para criar, recriar, construir, desconstruir e reconstruir, visto que até então tudo focaliza para a droga e para o consumo, neste hábito onde todo o lazer foi perdido.
- Nesta oficina através dos temas próprios de cada época, busca-se o resgate do que se perdeu ao longo do tempo, ao longo da vida, principalmente pelo hábito da droga. O objetivo é resgatar, valorizar o vínculo com a família, vínculo com a própria história.
Oficina de Informática 
Objetivos:
- A informática é um importante instrumento inclusivo, desenvolve habilidades como coordenação motora fina, atenção e concentração, além de permitir ao usuário adquirir noções básicas dos principais programas requisitados atualmente. Tem como principal objetivo, ensinar o manuseio do computador dentro de um contexto tecnológico e globalizado de mundo, uma vez que os usuários podem utilizar esses conhecimentos de tal forma que internalizem o conceito de cidadão e cidadania, assumindo assim certas responsabilidades. Nesta oficina são exercitadas através de técnicas a digitação, a navegação na internet, à criação de um blog, , bem como um raciocínio lógico, matemático e filosófico.
GRUPOS
- Grupo de Mulheres
- Grupo de Educação em Saúde
- Grupo Terapêutico
- Grupo de Família
Objetivos:
- Orientação/acompanhamento dos familiares dos usuários que estão em atendimento no serviço, possibilitando a informação/orientação sobre a dependência química e o cuidado com o mesmo.
Grupo de Álcool 
Objetivos:
- Apoio/manejo do usuário no início do tratamento e acompanhamento no processo de conhecimento da dependência química, empoderando-o no enfrentamento da sua doença.
Grupo de Orientação a Benefício Previdenciário:
Objetivos:
- Orientação, esclarecimentos e encaminhamentos de benefício (auxílio doença), sendo este um direito que pode ser acessado para poder dar seqüência em seu tratamento de dependência química.
Grupo de Transporte:
Objetivos:
- Cadastrar usuário no CADÚNICO, orientar, acompanhar e fazer encaminhamentos do usuário para o Setor competente da Secretaria de Saúde, para a concessão do vale transporte, conforme critério da portaria municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário